As Dependências Comportamentais

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Descrição

O vício do jogo, a dedicação exacerbada ao trabalho/profissão, a compulsão das compras, o exercício físico levado ao extremo, a dependência emocional e o vício do sexo são dependências comportamentais há muito identificadas como tal e que se sabe existirem, embora, nalguns casos, com mais ou menos alarde social.
Porém, recentemente, e devido às novas tecnologias – telemóvel/Internet/ videojogos – começaram a surgir novas dependências tão ou mais destrutivas do tecido social. Estas novas dependências provocam problemas graves nas pessoas afectadas a nível da sua saúde, prejudicando também quem os rodeia, seja no contexto familiar, profissional ou social.
A situação agrava-se quando a enquadramos em camadas cada vez mais jovens da população, pelo que é urgente uma intervenção eficaz e atempada.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Este curso visa dar aos formandos um conhecimento mais vasto e atual sobre as novas e as mais conhecidas/antigas dependências comportamentais, fornecendo-lhes ferramentas eficazes de prevenção, identificação e intervenção no campo da avaliação psicológica.


Módulo I – Definição e Princípios Básicos das Dependências Comportamentais
Definição de Dependência Comportamental
Conceito de Dependência
A Co-Dependência
Novas Formas de Dependência
Dependência e Adição

Módulo II – Adição ao Jogo ou Jogo Patológico
Teorias Associadas ao Jogo Patológico
O Jogo Patológico
Tratamento

Módulo III – Adição ao Trabalho ou Workaholism
Definição e Evolução Histórica
Manifestações da Dependência do Trabalho
Critérios para o Reconhecimento da Adição ao Trabalho
Prevalência e Causas da Dependência do Trabalho
Dependência do trabalho como Processo
Prevenção e tratamento
Exemplos de Workaholism

Módulo IV – Adições Tecnológicas
Adição à Internet
Adição ao Telemóvel
Adição aos Videojogos

Módulo V – Adição ao Sexo
Definição e Características da Dependência Sexual
Sintomas da dependência Sexual
Diagnóstico
Consequências da Dependência Sexual
Terapia

Módulo VI – Shopping Compulsivo ou Oniomania
Enquadramento Nosográfico e definição
Critérios Diagnósticos
Instrumentos de Diagnóstico
Epidemiologia
Características Fenomenológicas do Shopping Compulsivo
Perfil dos Compradores Compulsivos
Comorbilidade
Tratamento

Módulo VII – Adição à Atividade física ou Vigorexia
Definição
Causas
Critérios de Diagnóstico
Efeitos da Vigorexia
Tratamento
Exemplos de Casos

Módulo VIII – Dependência Emocional
Definição
Características da Dependência Afetiva/Emocional
Figura Feminina vs. Dependência Afetiva
Dependência Emocional Associada a Transtornos
Tratamento



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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