Acidentes de Trabalho: Enquadramento Legal, Responsabilidades e Prevenção

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Descrição


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Gerais

Compreender e contextualizar conceitos, definições básicas e legislações que norteiam a Segurança do Trabalho.
Fornecer elementos para que, face a um acidente de trabalho ocorrido na empresa, os elementos ligados à SST possam:
Analisar a origem de cada acidente,
Elaborar um relatório de intervenção e comunicar ao Responsável de SST e à DRH,
Implementar ações preventivas para salvaguardar a integridade física dos colaboradores de cada empresa,
Promover a Segurança do Trabalho
Específicos

No Final do Curso os Participantes serão capazes de:

Adquirir conhecimentos legais específicos sobre acidentes de trabalho;
Adquirir ferramentas para gestão operacional de seguro de acidentes de trabalho;
Adquirir conhecimentos sobre comunicação, análise e metodologias de investigação dos acidentes de trabalho;
Identificar, gerir e verificar a eficácia das ações corretivas e preventivas a aplicar.


Enquadramento Legal

Regime jurídico dos acidentes de trabalho, Lei nº 98/2009, de 4 de setembro (definição, extensão do conceito, responsabilidades)
Gestão operacional de seguros de acidentes de trabalho
Regime jurídico de promoção de SST, Lei nº 3/2014, de 28 de janeiro (responsabilidades do empregador e trabalhador, comunicações obrigatórias, etc…)
Gestão de acidentes de trabalho

O que se entende por Acidente de Trabalho,
Comunicação de acidentes de trabalho
Recolha de informação preliminar importante
Investigação de acidentes simplificada
Principais metodologias de investigação de acidentes de trabalho:
– Os 5 porquês
– Diagrama de Ishikawa
– Árvore dos porquês
Definição de ações preventivas e corretivas
Verificação da eficácia e processo de melhoria do sistema de gestão de SST



3 – Formação a distância – E-learning (turma)




 

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