Descrição
Nós somos construtores de significados – todos e cada um de nós: crianças, pais, educadores. Tentar descobrir o significado, construir histórias e partilhá-las com outros, oralmente e por escrito, é uma parte essencial do ser humano.
Gordon Wells
A capacidade de construir e atribuir significados e a possibilidade de comunicar usando a oralidade são elementos de distinção do ser humano. Este, enquanto ser social, é comunicativo por natureza e usufrui da linguagem para comunicar, interagir e estabelecer relações com os outros.
Ao compreender a linguagem como um instrumento essencial de comunicação encarámo-la igualmente como potenciadora de relações interpessoais para a vida em sociedade. Assim sendo, perante esta importância da linguagem, é desejável conhecer o seu processo de desenvolvimento, para que seja sempre possível melhorá-lo, no sentido a que, desta forma, se possa incrementar as relações interpessoais.
Atendendo pois, a que o processo de desenvolvimento da linguagem se inicia com o nascimento e se desenvolve enormemente nos primeiros anos de vida, são fulcrais estes primeiros momentos pré-linguísticos e linguísticos, uma vez que constituirão a base das relações futuras da criança.
Como tal, considerar e conhecer as fases do desenvolvimento da linguagem da criança, vai permitir aos pais, familiares e educadores potenciar a sua linguagem e, ao mesmo tempo, efetuar despistes de distúrbios de linguagem e aprendizagem.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Este curso pretende direcionar a atenção para a importância da linguagem, encarando-a como um elemento de comunicação e interação cultural e representação social. Pretende igualmente focalizar esta importância na fase de vida da infância, estudando o desenvolvimento da linguagem neste período.
Módulo I – Comunicação, Linguagem e Fala
Comunicação
. O Processo de Comunicação
. Tipos de Comunicação
. Funções Básicas da Comunicação
Linguagem
. Linguagem Verbal
. Linguagem Não Verbal
Fala
O Homem: Um Ser Social e Único
Módulo II – Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem na Infância
A Criança e a Linguagem
Características Comunicativas
A Aquisição/Desenvolvimento da Linguagem – Um Processo Complexo
Módulo III – Fatores Determinantes na Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem
Fatores Neurobiológicos
Fatores Psicológicos/Emocionais
Fatores Sociais
Estratégias para Potenciar o Sucesso Linguístico
Módulo IV – Perturbações/Distúrbios da Linguagem
Etiologia das Perturbações ou Distúrbios da Linguagem
Intervenção na Criança com perturbação ou Distúrbio da Linguagem
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.