A Economia Circular na estratégia e gestão das organizações

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Localidade
Online




Data Início
07/11/2024




Data Fim
07/11/2024




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Habilitações Específicas:


No final da ação, os formandos serão capazes de:
– Entender e saber como se aplicam os princípios e ferramentas em que se baseia a Economia Circular.
– Identificar os atores intervenientes e a sua capacidade de atuação.
– Efetuar uma abordagem real e tangível à Economia Circular e como poderão integrá-la na estratégia e gestão da sua organização.


1.
INTRODUÇÃO E ENQUADRAMENTO
– O que é a Economia Circular?
– A Economia Circular e a criação de valor na empresa.
– Medidas impulsionadas pela UE em matéria de economía circular: um mundo de novas oportunidades.
– Vantagens e benefícios na aplicação de uma estratégia de Economia Circular.
2.
A ECONOMIA CIRCULAR NAS ORGANIZAÇÕES: implementação das normas ISO 590041 e ISO 590102
– A familia de normas ISO 59000: Economía Circular
– Definições e termos fundamentais
– Os seis principios da Economia Circular e a sua aplicação
– Ações que contribuem para a Economia Circular e criação de valor
– Design para circularidade
– Abastecimento Circular: circularidade na gestão dos recursos e fornecedores
– Procurement circular: requisitos circulares aplicados à cadeia de abastecimento
– Optimização dos processos
– Simbiose industrial, regional ou urbana
– Ações que contribuem para a retenção de valor
– Reduzir, reutilizar3 e repropor4
– Manutenção e reparação
– Abordagens baseadas em desempenho: conceito de servitização5.
– Uso partilhado
– Recondicionamento
– Remanufatura6
– Ações que contribuem para a recuperação de valor
– Logística Inversa
– Uso de recursos “em cascata” : ciclos técnicos e bio-materiais
– Reciclagem
– Gestão de residuos
– Recuperação de materiais
– Recuperação de energia
– Ações para regenerar ecossistemas
– Ações para apoiar a transição para uma economia circular
– Educação e investigação
– Uso e consumo responsáveis
– Inovação: tecnológica, organizacional e institucional
– Colaboração e networks: principio do valor partilhado
– Promover a mudança do comportamento dos usuários
– Avaliação de políticas e enquadramento legal
– Marcas e certificações associadas à EC
– Contratação Pública Circular
– Mecanismos de financiação
– Taxonomia verde Europeia: Sistema de classificação de finanças sustentáveis
– Digitalização em todas as etapas da cadeia de valor circular
– Orientação para ações de gestão de recursos
– Orientações para a implementação
– Avaliação do contexto e da situação de referência
– Definição do propósito, missão, visão e objetivos da economia circular
– Desenvolvimento de prioridades estratégicas e de um plano de ação para a economia circular
– Apresentação de exemplos e casos de estudo
– Implementação da Economía Circular
– Monitorização, revisão e reporte da economia circular
3.
TRANSIÇÃO DOS MODELOS DE NEGÓCIO PARA A ECONOMIA CIRCULAR – ISO 59010
– Exercicio prático: Autodiagnóstico de Circularidade



5 – Formação a distância (outros)




 

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