Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
– Refletir sobre a importância da História da Ciência para o sucesso da aprendizagem da Ciência.
– Desenvolver estratégias e construir recursos para a utilização da História da Ciência na aprendizagem da Ciência.
– Discutir a importância da História da Ciência na perspetiva de “ Ciência para Todos”.
– Adquirir algumas ferramentas metodológicas para desenvolver um trabalho de investigação na História da Ciência.
Apresentamos, de seguida, os conteúdos que pretendemos desenvolver :
Modulo 1 – Estratégias e recursos para a utilização da História da Ciência na aprendizagem da Ciência – 5H – Isilda Rodrigues
Modulo 2 –Contributos para a história da alimentação – 4H – Jorge Azevedo e Carla Gonçalves
Modulo 3 – História das epidemias – 2H – Joana Torres
Modulo 4 – Contributos para a história do cérebro – 2H- Luis Calafate
Modulo 5 – História da química computacional e uso dos computadores em química –2H Sérgio Rodrigues
Modulo 6 – Temas livres a escolher pelos formandos no âmbito do II Congresso de História da Ciência no Ensino – 6H – Jorge Azevedo e Isilda Rodrigues
Modulo 7 – Avaliação – 4H – Isilda Rodrigues
6 – Formação em B-learning (turma)
A avaliação expressar-se-á de forma quantitativa utilizando a escala de 1 a 10 valores com base num relatório.
Os critérios de avaliação do relatório são os seguintes:
– critérios formais (10%): extensão (2 a 3 páginas A4), tipo de letra (Times New Roman 11), alinhamento (justificado) e espaçamento (1,5)
– reflexão crítica (90%) – balanço global da formação, aplicabilidade das temáticas, contributos para mudanças nas práticas profissionais e sugestões.
Para a obtenção do certificado é necessário que os formandos assistam a pelo menos 2/3 da duração do curso.