365/FD – Assistente de Contabilidade (b-learning)

Conclusão

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Descrição


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Desenvolver competências para o exercício da profissão de assistente de contabilidade fornecendo os conhecimentos teóricos e práticos sobre os princípios contabilísticos e as operações contabilísticas correntes.


INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE – CONCEITOS GERAIS
– A Empresa e a Contabilidade;
– Património, Características qualitativas e princípios Contabilísticos fundamentais;
– SNC – sistema de normalização contabilística;
– O decreto – lei nº 158/2009, de 13/07;
– A EC – estrutura conceptual;
– As NCRF – normas contabilísticas e de relato financeiro (abordagem sintética);
– Breve classificação contabilística: contas e classes das contas;
– Registo contabilístico: documentos suporte das operações;
– Registo Contabilístico: Partidas dobradas;
– Demonstrações financeiras;
– Documentação comercial.
CLASSIFICAÇÃO CONTABILÍSTICA – CONTAS E SUAS CLASSES
– O Plano de Contas em SNC;
– Contas do Ativo e a sua Classificação e reconhecimento;
– Contas do Passivo e a sua classificação e reconhecimento;
– Contas do Capital Próprio e a sua classificação de reconhecimento;
– Contas de gastos e a sua classificação e reconhecimento;
– Contas de Rendimento e a sua classificação e reconhecimento;
– Contas de resultados e a formas de cálculo
CONTABILIDADE ESPECIALIZADA E OPERAÇÕES CORRENTES
– O IVA e as Operações de compra e venda;
– Capital Próprio;
– Perdas por imparidade;
– Justo Valor;
– Acréscimos e diferimentos;
– Gastos com o pessoal;
– Ativos fixos tangíveis: reconhecimento e mensuração inicial; depreciação, revalorização e perdas por imparidade;
– Ativos Intangíveis;
– Aplicações em ativos financeiros.
CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS E OPERAÇÕES DE FIM DE EXERCÍCIO
– Métodos de consolidação de contas;
– Tributação pelo lucro consolidado;
– Os balanços consolidados;
– Trabalhos de Preparação de Contas;
– Contas Retificadas;
– Mapas de Retificação de Contas e Apuramento de Resultados;
– Apuramento do Resultado Líquido do Período;
– Balancete Após o Apuramento do Resultado Líquido do Período;
– Elaboração das Demonstrações Económico-financeiras;
– Operações de fim de exercício;
– Encerramento e Reabertura de Contas.
FISCALIDADE
1. Organização contabilística e cumprimento de obrigações fiscais:
– Pagamento de vencimentos a trabalhadores dependentes ou independentes e entrega de montantes deduzidos;
– Apuramento de lucro e apresentação de declaração de rendimentos;
– Processamento de compras e vendas, apuramento do IVA, preenchimento e entrega de declarações periódicas;
2. Cumprimento de obrigações declarativas fiscais e parafiscais:
– IVA – Apuramento contabilístico e preenchimento das declarações periódicas de IVA e respetivos anexos;
– IRS – Apuramento do imposto a pagar e preenchimento da declaração de rendimentos Modelo 3;
– IRC – Apuramento dos resultados contabilísticos e fiscal, bem como o preenchimento da declaração de rendimentos Modelo 22;
– Dossier fiscal da empresa;
– IES;
– Segurança Social: Obrigações declarativas e de pagamento;
– Modelo 10;
– Relatório Único.
FORMAÇÃO PRATICA EM CONTEXTO DE TRABALHO 240h



3 – Formação a distância – E-learning (turma)


Avaliação modular
– Avaliação Formativa
– Avaliação Sumativa

Avaliação da formação Prática em Contexto de Trabalho
– Relatório Final


Entidade Formadora CERTIFICADA: CONCLUSÃO-ESTUDOS E FORMAÇÃO, LDA.
Emissão de certificados de Formação Profissional de acordo com a Portaria 474/2010.


 

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