Descrição
Empregados/as com pelo menos o 9º ano de escolaridade
Desempregados/as, há menos de 1 ano, com pelo menos o 12º ano de escolaridade
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Reconhecer o processo de comunicação interpessoal e institucional.
Comunicação interpessoal
Comunicação interpessoal – conceitos gerais
Discussão
Conflito
Consenso
Negociação
Argumentação e persuasão
Concessão
Prova
Confiança
Escuta
Influência
Análise de comportamentos individuais e em grupo
Gestão de fluxos de comunicação entre ambientes culturais diferentes
Técnicas de apresentação e de argumentação em contexto negocial
Condução de uma negociação ou de outra atividade de grupo com aplicação de estratégias adequadas a tipos de situações e contextos
Adaptação à audiência numa ação de formação da linguagem e métodos de comunicação
Técnicas de animação de uma reunião, de uma discussão eletrónica de grupo ou de uma comunidade virtual
Comunicação institucional
Comunicação institucional – fundamentos gerais
Edição
Carta gráfica
Multimédia
Montagem
Revista de imprensa, Desdobrável e encarte
Publicidade de produto e institucional
Stand eexposição
Afixação e painel
Organização virtual
Redes de comunicação
Utilização de meios de difusão
Magnetoscópio
Retroprojetor, projetor vídeo e data-show
CD-ROM
Câmara de vídeo, câmara digital e máquina fotográfica
Televisão
Banco de imagens ou de vídeo
Internet
Identificação de mensagens dirigidas à organização
Mensagens postais e eletrónicas
Meios de comunicação social
Preparação de elementos de informação para o exterior da organização
Dossiê de imprensa
Comunicados de imprensa
Notícias
Newsletters
Folhetos e desdobráveis
Análise de necessidades de comunicação institucional
Redação do caderno de encargos para prestação de serviços de comunicação e acompanhamento do processo
Fotógrafo, jornalista e cineasta
Agência
Montagem de textos e ilustrações
Preparação de exposições na organização ou em eventos externos
1 – Formação presencial/em sala (turma)
Nível 0: Avaliação de Expectativas
Nível 1: Avaliação de Reacção/Satisfação (Formação e Formador)
Nível 2:Avaliação das Aprendizagens (Aferição de conhecimentos e competências; formandos devem ter aproveitamento positivo)
Certificado emitido pelo SIGO