Numa altura em que carregamos o mundo na palma da mão, o marketing digital assume-se como uma ferramenta cada vez mais relevante, sofisticada e em permanente evolução. Estamos claramente a viver o presente de um futuro onde o avanço tecnológico coloca a experiência humana no seu centro.
A tecnologia é o elemento-chave e distintivo do marketing digital. À medida que migrámos a nossa experiência para o online, o marketing acompanhou essa tendência. O advento das redes sociais e o surgimento dos dispositivos móveis com acesso generalizado à internet terão sido os maiores impulsionadores desta disciplina.
A transformação digital é real e transversal a diversos setores sociais. De acordo com Sunil Gupta, professor Edward W. Carter de Administração de Empresas da Harvard Business School, no caso das empresas, a crescente transição para o digital exige aos líderes o reforço do núcleo e a construção para o futuro, e que examinem e transformem praticamente todos os aspetos dos seus negócios, desde a estratégia à estrutura organizacional, passando pela interação com o consumidor e pela cadeia de valor, num processo de mudança que vai muito além da forma, e que traduz um novo modelo de organização económica e social.
As vantagens e potencialidades do marketing digital não se esgotam no simples acompanhamento dos consumidores para o ambiente digital – e são muitas. Além de permitir segmentar a comunicação de uma forma altamente específica e eficaz, permite a análise, em tempo real, dos indicadores de performance, e a adoção de estratégias inbound, ao mesmo tempo que facilita uma comunicação mais direta e personalizada entre as marcas e os seus consumidores, através de múltiplos canais digitais interligados e entre os quais é possível alternar de forma imediata (e-mail marketing, redes sociais, websites, blogues, etc.).
Mas, por operar num ambiente tecnológico, o marketing digital é impactado de uma forma muito mais rápida e direta pelas constantes evoluções tecnológicas. Ao responsável pela estratégia de digital é exigido o constante acompanhamento do surgimento, eficácia, pertinência e evolução das mais recentes tendências e avanços, a nível global. E não basta ser conhecedor, é necessário ser estratégico para perceber, à medida do seu negócio e dos seus objetivos, quais as ferramentas que efetivamente deve implementar.
Em 2023, o foco é a humanização e a otimização, a níveis nunca antes pensados, da experiência humana no digital. Num ambiente cada vez mais disperso, populoso e concorrencial, encontramo-nos num momento em que a comunicação digital está fortemente orientada para a criação da melhor experiência possível do consumidor, colocando-o no centro. Já não basta informar, é preciso conhecer, acolher e atender a necessidades reais e segmentadas de cada audiência, de uma forma humanizada, imediata e positiva – e a tecnologia torna-o possível.
Simultaneamente polémica e promissora, a palavra de ordem, neste momento, é a inteligência artificial, o produto mais paradigmático da velocidade do meio digital e da necessidade de dar resposta, de forma praticamente imediata, a tarefas complexas, com cada vez mais humanidade.
As tendências digitais a que assistimos atualmente (social selling, automação, SEO e crescente otimização de toda a experiência digital do consumidor, consolidação do inbound marketing, big data, marketing de conteúdo ou mobile marketing, marketing de influência) combinam-se para, partindo do conhecimento cada vez mais detalhado dos diferentes públicos, disponibilizar informação, conteúdos e produtos relevantes a cada grupo-alvo, de forma altamente direcionada, através de ferramentas, estratégias e canais que permitam o estabelecimento de uma relação positiva e de confiança com as marcas, num contexto cada vez mais relacional.
O marketing digital do presente recorre às ferramentas do futuro para criar uma experiência otimizada onde as pessoas, em toda a sua diversidade e complexidade, são, cada vez mais, acolhidas e consideradas na sua unicidade, colocando a tecnologia verdadeiramente ao serviço da experiência humana.
Fonte: https://www.meiosepublicidade.pt/2023/05/o-marketing-digital-na-era-da-inteligencia-artificial/