Mais do que uma tendência, o marketing digital vem para transformar os negócios no ambiente digital e, principalmente, alavancar os resultados e oportunizar o sucesso das empresas, marcas, produtos e serviços. O que pouca gente sabe é que o marketing digital é muito semelhante ao negócio digital, mas ambos são distintos quando se trata de profissionais ou organizações que pretendem promover a sua marca para alcançar maior exposição junto ao seu público definido.
Segundo o especialista e docente do Senac Cachoeira do Sul Bartolomeu Machado Júnior, o objetivo desses dois tipos não é o mesmo, o que muda são as prerrogativas que cada uma destas áreas tem com o intuito de alcançarem seus resultados. “Um exemplo para as pessoas não confundirem o marketing digital com negócio digital é que o marketing digital vai conectar o cliente potencial com o produto, e o setor de vendas é o onde vai haver, de fato, o fechamento da venda pelas oportunidades geradas das ações de marketing”, explica.
Mas, afinal, o que é marketing digital? Primeiramente é preciso esclarecer o que ele não é. Muitas pessoas confundem marketing digital com negócio digital, pois essa confusão de trabalhar com ambos é muito comum. “Marketing é o braço de um negócio. Um negócio possui vários setores como RH, contábil, financeiro, comercial, entre outros. Neste caso o marketing é um braço do setor comercial juntamente com vendas e, neste ponto, está aí outro aspecto que você não deve confundir, o marketing com as vendas”, enfatiza Bartolomeu Jr.
É preciso lembrar que, dependendo do segmento que o seu negócio esteja atuando, é provável que o cenário seja às vezes de saturação. Logo, é necessário elaborar um plano de marketing pessoal ou empresarial a fim de fazer negócio. Isso porque, para os clientes, não faltam opções de profissionais e empresas com variedades de marcas no mercado. “Quando você tem uma empresa que geralmente é o caso de um negócio digital, pelo menos, no começo você acaba fazendo marketing e vendas como se fosse algo único, mas é relevante entender as diferenças para que seu negócio possa se desenvolver e saber dividir estas áreas”, pontua o especialista.
Os conceitos do marketing digital
O marketing digital possui diversas estratégias compostas por ações bem definidas com o objetivo de qualificar a marca de determinado profissional ou empresa e seus produtos ou serviços dentro do mercado de trabalho. Essas estratégias subsidiam a sua missão de encontrar seu cliente ideal e promover seu produto e marca.