Projecto ‘MILAGRE APRENDER+’ é uma aposta da Câmara Municipal de Braga, que surge de uma parceria com a Universidade do Algarve.
A Câmara Municipal de Braga está a desenvolver, em parceria com a Universidade do Algarve, o projecto ‘Milagre Aprender+’. Este projecto visa alargar as aprendizagens para espaços de salas de aula virtuais num sistema de aprendizagem misto, procurando garantir a motivação e a melhoria das aprendizagens na área da Matemática, mas também noutras áreas de ensino.
Esta plataforma permite ainda aos alunos acederem a conteúdos pedagógicos, dentro e fora da sala de aula. Para fazer uma avaliação da implementação do projecto nas escolas, a equipa coordenadora e a vereadora da educação da Câmara Municipal de Braga, Carla Sepúlveda, reuniram no sentido de avaliar o ano lectivo transacto e planear a implementação do projecto no próximo ano.
Carla Sepúlveda lembrou que a matemática é uma ciência de grande importância para o desenvolvimento social e cultural das crianças, sendo que a sua aprendizagem deve incentivar a curiosidade e desenvolver a capacidade de formar e resolver problemas que contribuam para a compreensão, auxílio e intervenção no mundo que as rodeia.
“Temos o dever de proporcionar oportunidades de fomento da aprendizagem das várias áreas disciplinares do currículo. É certo que o professor tem um papel fundamental no desenvolvimento pelo gosto das matérias devendo facultar múltiplas experiências, apoiando a reflexão e pensamento crítico dos nossos alunos. No entanto, é fundamental que estas ferramentas sejam disponibilizadas aos nossos professores para que lhes seja permitido desenvolver aulas mais activas e com acesso a novas experiências didácticas”, notou a vereadora bracarense.