O marketing é um conjunto de atividades que estuda o mercado para garantir melhores estratégias de atuação para a empresa, por meio das necessidades dos clientes, que por sua vez, interferem diretamente no funcionamento de qualquer organização. No entanto, nem sempre o marketing é visto ou adotado pelas pequenas e médias empresas como uma ferramenta de extrema importância e que pode trazer grandes resultados.
Acerca desse contexto, muitos empresários definem que o marketing é uma estratégia de comunicação que não agrega tanto para a empresa, ou seja, quando pensar em realizar alguns cortes, o primeiro, é cortar as ações de comunicação; e o segundo, é acreditar que o marketing não traz lucro. Pois bem, foi pensando nesse tipo de comportamento organizacional que o autor Basile (2017), sócio da AGMKT – Agência de comunicação e marketing para PME, destaca no video “7 mitos sobre marketing que podem prejudicar sua empresa”.
No vídeo Basile (2017) nomeia de mito 7 (sete) ações de marketing bem corriqueiras nos empreendimentos, que de certo modo, se não bem trabalhadas podem prejudicar a empresa. Dentre os mitos, seguindo a ordem apontada pelo autor, destaco: o 4º e o 7º mito.
O 4º mito intitulado “Sempre trabalhei desta forma, e sempre deu certo”, ressalta o momento em que a empresa se posiciona a trabalhar de maneira a qual não promove nenhuma adaptação, ou seja, não busca “pensar fora da caixa”. Ou ainda, é quando uma empresa está fadada as mesmas ideias, estratégias, e que na maioria das vezes não acompanham as mudanças da sociedade, que atualmente tudo inspira tecnologia. E ficar de fora dessa evolução – e não fazer uso das estratégias no marketing – pode sim, de fato, leva a empresa a ter prejuízo.
(…)
Fonte: Luciano Lima | Portal Administradores