Por Andreia Mitreiro, CEO Your Trend
Hoje em dia, quando falamos em marketing falamos em várias áreas que se complementam. No final do dia todas com o mesmo propósito: acrescentar valor à audiência.
Numa sociedade cada vez mais digital, em que a comunicação online deve ser focada no conceito H2H (human to human), vemo-nos obrigados a garantir uma qualidade de entrega de conteúdo progressivamente mais exigente e mais on-time. E é nesta relação de agilidade e de estruturação de conteúdos, focada na usabilidade e na experiência da nossa audiência, que Marketing e UX UI têm de estar de mãos dadas.
Mas não confundamos conceitos, UX (user experience) Design é diferente de UI (user interface) Design e, por isso, antes de vos contar esta história de amizade entre Marketing e Design UX UI, vamos apenas relembrar que apesar de ambos trabalharem a experiência, UI é mais virado para a experiência visual e UX para a experiência estrutural e funcional, estando ligado aos sentimentos e necessidades do user e do cliente.
Marketing e Design têm de andar de mãos dadas, para mim, é um facto inevitável.
O pensamento de marketing, juntamente com a estratégia de design, deve ser aplicado em todo o ecossistema de uma marca ou projecto. Uma cultura de design aprimorado e inovador deve ser incutida em todos os pontos de contacto da marca, seja online ou offline. Isto não ajuda apenas a promover uma maior colaboração entre a equipa de design e a de marketing, mas também a promover uma cultura de inovação e criatividade em toda a organização.
Na entrega de um deliverable ao cliente, não interessa ter só uma tela bonita…É muito mais do que isso. É saber ir à essência e saber responder às questões fundamentais. É procurar melhorar a vida de alguém através da estratégia de marketing e do design alinhado à experiência do user.
Um design é considerado óptimo quando não é apenas esteticamente agradável, mas também resolve as questões de usabilidade e experiência. Uma campanha de marketing é bem-sucedida quando, não só atrai novos potenciais clientes, mas também consegue persuadi-los a realizar uma acção desejada.
O envolvimento das equipas de marketing e design nas tarefas internas faz com que isto aconteça e facilita a coordenação entre as equipas internas. Não nos esqueçamos que a comunicação é sempre para pessoas e o papel do UX UI está focado na experiência e interface das pessoas – Marketing é emoção e emoção é experiência. O Marketing aliado ao Design UX UI é a junção perfeita para dar resposta a uma necessidade antecipada da audiência.
Sempre acreditei que o sucesso de uma equipa está na conjugação das competências de cada membro da equipa aliado à alocação aos projectos certos. Em todos os projetos/clientes há um longo processo de adaptação e pesquisa para se chegar a bom porto. O planeamento, a sensibilidade e o trabalho em equipa são a chave, bem como a junção de skills. Não é ao acaso que as equipas de maior sucesso investem em skills de áreas de formação complementares e são essas mesmas equipas que procuram colocar as mãos na massa nos vários projectos, ainda que por vezes estejam a aprender com o colega do lado que tem mais know-how na área.
É assim que se cresce, é a fazer crescer e a crescer a aprender. E no final do dia o crescimento vem da junção de conhecimento, e o conhecimento gera confiança.
Fonte: https://marketeer.sapo.pt/marketing-e-ux-ui-design-um-jogo-de-confianca/