Marketing digital: como a estratégia pode fazer a diferença em um negócio

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O marketing digital já é tendência no mercado e vem ganhando destaque a cada ano, pois ele é responsável por atrair clientes e conquistar novas vendas. Segundo uma pesquisa realizada pela Salesforce entre maio e junho de 2021, mais de 80% dos 8.200 profissionais de marketing entrevistados em 37 países (incluindo o Brasil) afirmaram que a pandemia mudou a maneira das marcas alcançarem o público e impactou suas estratégias de engajamento digital.

O avanço tecnológico possibilitou novas maneiras de divulgar uma marca. A panfletagem, por exemplo, é uma prática que foi caindo em desuso e deu espaço aos anúncios do Google e Facebook. “Isso não quer dizer que o rádio, televisão, outdoor e folhetos estão ultrapassados. No entanto, o digital e as redes sociais agregaram muito mais valor à divulgação da marca. Quando as estratégias são feitas em conjunto, o resultado é superior, tanto para os pequenos quanto para os grandes empreendedores”, ressalta o diretor da Você Digital Propaganda, Renan Carnio.

A maneira como as pessoas se relacionam com a tecnologia está abrindo caminhos para novas estratégias. Os consumidores online tendem a buscar informações ou comparar valores na internet antes de adquirirem um produto ou contratar serviços. Dados reforçam ainda que 94% das empresas também escolheram o marketing digital como estratégia de crescimento, de acordo com a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, iniciativa que reuniu Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B.

Ações e resultados

O processo que envolve desde a pesquisa, interação com a marca até o fechamento da compra é chamado de jornada do cliente. Renan explica o termo: “Falamos sobre jornada do cliente para nos referirmos a um modelo estratégico do funil de vendas, que indica o primeiro contato com a marca até a concretização da venda do empreendedor”.

Em uma agência de marketing digital, os profissionais são responsáveis por desenvolver ações para captar e atrair os consumidores durante todos esses processos.

Entre estas ações, estão: a produção de conteúdo para as mídias sociais, criação de sites, produção de conteúdos em vídeo, desenvolvimento de identidade visual, estratégias para inauguração de eventos e parcerias com influencers, além dos anúncios no Instagram, Facebook e Google.

“Quando se investe no ambiente digital, o empreendedor pode traçar novas metas e tomar decisões precisas para evoluir no universo virtual. Isso resulta em mais vendas e sucesso da empresa”, conclui o diretor.

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