Marketing 5.0: o que é e qual a sua importância

marketing e comunicação na formação

Cinco anos após o lançamento do livro Marketing 4.0: do tradicional ao digital, Philip Kotler — economista americano conhecido como o “pai do marketing” — publicou, no início de 2021, seu mais recente trabalho: Marketing 5.0: Technology for Humanity, em português “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade”.

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É hora de as empresas liberarem plenamente a força das tecnologias avançadas em suas estratégias, táticas e operações de marketing. A tecnologia deve ser alavancada para o bem da humanidade Philip Kotler

De forma prática, isso quer dizer que o marketing atual mostra que as ferramentas e recursos tecnológicos, como o Big Data e a Inteligência Artificial, são essenciais para que as marcas consigam estabelecer uma relação realmente sólida com o seu público.

No entanto, esse apoio não dispensa a atuação humana, imprescindível para desenvolver os insights necessários para criar, manter e fortalecer essas conexões.

A evolução do marketing até o marketing 5.0

Acompanhar Kotler, é acompanhar a evolução do marketing. Desde seus conceitos mais básicos, até suas adaptações às constantes mudanças sociais e tecnológicas pelas quais o mundo passa.

Kotler foi trazendo diversos conceitos de marketing que se encaixavam a cada época e estágio. O que nos leva à evolução do marketing 1.0 ao marketing 4.0.

Vamos relembrar um pouco cada um deles:

Marketing 1.0

A era do marketing 1.0 era sobre a apresentação do produto para o mercado. O foco estava na oferta e na qualidade do que era oferecido. Feito a partir de ferramentas offline e com pouca ou nenhuma interação entre marca e clientes.

Marketing 2.0

É o marketing que começa a considerar o consumidor e a segmentação de mercado. Está inserido na era da informação, na qual o cliente já é capaz de comparar opções e as empresas se preocupam em entender os hábitos de seus consumidores e atender às suas necessidades.

Marketing 3.0

Já passamos pela era do produto e a era da informação, e agora chegamos à “Era do Valor”. O objetivo é construir marcas que mostram que possuem valores além da venda dos produtos e serviços que oferecem. A comunicação está mais voltada para a construção de uma marca com valores humanos. Conceitos como sustentabilidade ganham mais espaço.

Marketing 4.0

É aqui que o digital passa a dominar a comunicação entre cliente e empresa de forma completa, em todas as etapas da jornada do cliente e, consequentemente, da criação da estratégia dessas empresas. O conceito de omnichannel é o centro do marketing 4.0 e as empresas precisam estar em todos os canais, de forma integrada para oferecer uma boa experiência ao consumidor. Os conceitos offline e online são integrados.

Marketing 5.0

O marketing 5.0 é a consolidação das tecnologias digitais avançadas como a inteligência artificial alinhada à personalização, humanização e segmentação da comunicação. Alguns exemplos de marketing 5.0 que se tornam marca registrada dessa fase são:

  • Uso da Inteligência artificial;
  • Automação de marketing;
  • Internet das Coisas;
  • Assistentes virtuais;
  • Reconhecimento facial e de voz;
  • Blockchain;
  • Realidade virtual ,Aumentada e Mista.
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O que é marketing 5.0?

Se antes, com o Marketing 4.0, as empresas usavam as tecnologias em suas estratégias apenas para atingir o público, hoje, começam a enxergar que essas ferramentas são fundamentais para fazer a manutenção interna do negócio. Assim, Kotler ajuda os profissionais da área a compreenderem que esse novo modelo de marketing serve para criar, comunicar e entregar ainda mais valor ao cliente.

No caso da comunicação, o conceito expõe a necessidade de implementar ferramentas de automação para realizar tarefas repetitivas ou de grande escala, a exemplo dos chatbots. O ponto é que tais interações precisam acontecer em uma linguagem humana, a fim de oferecer ao público uma experiência personalizada.

Para implementar essa comunicação com eficiência, uma das soluções é adotar modelos de negócio que se sustentam no digital e investem em Internet das Coisas (IoT).

Quais são os 5 pilares do marketing 5.0?

Conforme descreve os autores de “Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade”, essa evolução é composta por cinco pilares, que são:

  • Marketing baseado em dados
  • Marketing preditivo
  • Marketing contextual
  • Marketing aumentado
  • Marketing ágil

Marketing baseado em dados

O principal ponto aqui é a coleta e classificação dos dados.

Em um momento em que geramos tantos dados, as empresas precisam criar formas de organizar suas coletas de dados, de todas as fontes. Internas e externas. De forma que se consiga construir uma base de dados sólida para as decisões de marketing.

Marketing preditivo

Marketing preditivo é o processo de criação e previsão de análises, para prever os resultados das atividades de pré-lançamento. Essa primeira aplicação permite que as empresas visualizem como o mercado responderá. Esse é o resultado da triangulação entre as ações já realizadas, os dados obtidos e a aplicação da estratégia.

Marketing contextual

O Marketing contextual é a atividade de identificar e criar perfis automatizados, bem como fornecer clientes personalizados pelo uso de sensores e interfaces digitais no espaço físico. Para o Marketing 5.0, ele é a espinha dorsal para que os profissionais de marketing se comuniquem cara a cara na vida real, dependendo do contexto do cliente.

Nesse modelo, existem dados importantes a serem analisados, como o momento ideal para impactar um cliente. Com informações transparentes, os profissionais podem determinar a mensagem personalizada para o perfil de cada pessoa. Desse modo, são levados em conta os seguintes fatores:

  • gatilhos — dados que ajudam a identificar o melhor momento para impactar o público com alguma ação;
  • respostas — fase de planejamento da ação e execução de testes.

Marketing aumentado

O Marketing aumentado, por sua vez, é o uso da tecnologia para melhorar a forma como os profissionais trabalham. Bons exemplos disso são as ferramentas que replicam o comportamento humano, como os chatbots.

Essa questão aborda a possibilidade de aprimorar o relacionamento entre os humanos, aproveitando ferramentas tecnológicas. Por meio delas, é possível fornecer informações detalhadas, oferecer novos contatos e garantir que as pessoas se conectem.

Marketing ágil

Estruturado a partir de conceitos de Metodologia Ágil, trata-se da construção descentralizada e multifuncional para conceituar, projetar, desenvolver e validar produtos e campanhas de marketing. A agilidade organizacional para enfrentar um mercado em mudança está se tornando a segunda norma crítica que as empresas precisam dominar.

As equipes de marketing tendem a ser cada vez mais compostas por talentos interdisciplinares, em áreas que vão desde a comunicação até a tecnologia, permitindo que pessoas com diferentes conjuntos de habilidades e experiências colaborem.

Essas equipes também devem ser ágeis, multifuncionais, colocalizadas e autônomas, capazes de executar objetivos únicos e focados.

Como implementar o marketing 5.0 na sua empresa?

Segundo Kotler, o intuito do Marketing 5.0 é aprender sobre as ferramentas que, logo, serão indispensáveis para o trabalho do profissional de marketing, como Inteligência artificial (IA) e algoritmos, automação de marketing, robótica, sensores e IoT (Internet das Coisas), realidade virtual aumentada, chatbots, neuromarketing e ciência cerebral

No geral, as organizações precisam se dedicar a:

  • Utilizar ferramentas e soluções tecnológicas que possibilitem e facilitem a coleta de dados dos consumidores, os quais servirão como base para nortear as demais ações
  • Desenvolver estratégias que gerem emoções nos clientes, sentimento que contribuirá para torná-los divulgadores naturais da marca
  • Identificar causas compatíveis com os valores e objetivos da empresa e também do seu público-alvo a serem apoiadas e defendidas
  • Adotar ações com foco em responsabilidade social e ambiental, também condizente com a marca e sua oferta
  • Agregar a tecnologia à humanização da estratégia
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