Mais de metade (54%) dos profissionais concorda assim que a indústria de marketing tem um “papel significativo” a desempenhar na educação das pessoas e 90% mostra-se concordante com o facto de as “agendas” de sustentabilidade terem de ser mais ambiciosas. 94% dos inquiridos afirmou mesmo que os profissionais de marketing deviam atuar de uma forma mais corajosa sobre o assunto, num momento em que há mais marcas do que nunca a colocar a sustentabilidade como uma prioridade fundamental, com um aumento de 26% (2021) para 43%, em 2023.
A quase totalidade dos inquiridos (93%) reconheceu que os consumidores querem viver de uma forma mais sustentável e que é responsabilidade dos profissionais de marketing tornar isso possível. A mesma percentagem de profissionais também considerou que o marketing pode mesmo fazer a diferença no campo da promoção da sustentabilidade.
No entanto, para alcançar as suas “ambições” de uma estratégia de marketing mais assente na promoção da sustentabilidade, 57% dos inquiridos diz precisar de “equipar” as suas equipas com conhecimentos e ferramentas relativos ao tema. Entre outras necessidades elencadas pelos profissionais, encontra-se o acesso a informações sobre como impulsionar um crescimento mais rápido e responsável assente em sustentabilidade (51%), o acesso a estudos de caso (47%), ou a necessidade de um compromisso para uma independência na medição de impacto nos negócios (45%).
Fonte: https://eco.sapo.pt/2023/05/02/mais-de-metade-dos-profissionais-de-marketing-dizem-que-a-industria-tem-um-papel-a-desempenhar-na-sustentabilidade/