O artigo que se segue tem como propósito fazer uma abordagem sobre o desafio que a formação apresenta em tempos de Covid-19.
A pressão da produtividade que as empresas apresentam nesta fase extraordinária, deu origem a estratégias inovadoras, por parte das empresas formadoras, com o intuito de poderem responder às necessidades de formação exigidas pelas empresas.
Se já antes da pandemia, as empresas formadoras tinham que adotar medidas de incentivo para aproximarem-se das empresas e dos seus clientes, agora, mais do que nunca, com o teletrabalho e todas as restrições que são sentidas, é fulcral criar novas estratégias.
O desafio que as empresas enfrentam
Com as medidas impostas pelo Governo, muitas empresas são obrigadas a laborar em teletrabalho. Posto isto, as formações presenciais que eram atendidas no seio das empresas foram, naturalmente, afetadas. Assim sendo, essas formações foram alteradas para a modalidade virtual, de modo a que os formandos estejam dotados de uma aprendizagem contínua. No entanto, o facto de essas formações serem virtuais tem resultado em alguma resistência por parte tanto das empresas como dos indivíduos, que argumentam que o nível de aprendizagem não é o mesmo através desta plataforma e, como tal, a qualidade da formação diminui drasticamente.
De modo a fazer face a este problema, as empresas de formação necessitam de se adaptar a toda a situação que se vive e transformar em oportunidades de aprendizagem e crescimento, fazendo com que a formação online esteja de acordo com as necessidades dos seus clientes e incluindo um aspeto da formação essencial: elevar as competências dos formandos no que concerne ao manuseamento das ferramentas online. O paradigma educacional está em constante transformação e inovação e é imperatório aproveitar todos os aspetos positivos que se consigam encontrar nas adversidades.
Fonte: https://www.portal-gestao.com/artigos/8140-a-formação-profissional-em-tempos-de-covid.html