O omnichannel pode ser exatamente a estratégia que precisa para impulsionar o seu negócio. Conheça as principais vantagens e como implementar na sua empresa.
O que é o Omnichannel?
Omnichannel é uma estratégia que utiliza todos os canais de comunicação da empresa de forma interligada, criando diferentes pontos de contacto entre a marca e o cliente. Assim, o cliente pode ser atendido e/ou realizar uma compra a qualquer momento e em diferentes plataformas (site, redes sociais, sms, email, telefone, loja física e virtual, etc).
Quando uma empresa é omnichannel e uniformiza a comunicação offline e online, a experiência do consumidor melhora, adaptando-se às suas reais necessidades.
Diferença entre Omnichannel, Multichannel e Crosschannel
Multichannel significa a presença em mais do que uma plataforma, por exemplo, quando uma empresa tem uma loja online, para além da loja física.
Já o Crosschannel implica alguma comunicação entre canais, por exemplo, ter a possibilidade de comprar online e levantar na loja física.
O Omnichannel interliga todos os canais de comunicação de uma marca, acompanhando o cliente em todo processo.
Vantagens do Omnichannel
O omnichannel é benéfico tanto para as empresas como para os clientes
A empresa fica acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que favorece a projeção dos produtos ou serviços do negócio e, eventualmente, impulsiona as venda
Os clientes têm a possibilidade de adquirir produtos e/ou usufruir de serviços em qualquer momento ou lugar e, por isso, sentem-se mais satisfeitos
Como aplicar o Omnichannel na Empresa
Já vimos a importância do omnichannel para a empresa e o benefício para os clientes, mas como aplicar de forma eficiente? Estes são alguns passos que podem ajudar:
Conheça bem o público-alvo do seu negócio, os seus gostos e comportamentos;
Analise o tipo de experiência que está a proporcionar ao cliente atualmente, para perceber o que realmente funciona;
Reorganize a forma de comunicar da empresa, para que um canal de atendimento complemente o outro, desvanecendo a barreira entre tradicional e digital;
Integre os canais que a empresa já utiliza e vá acrescentando aos poucos os mais relevantes para o tipo de público e negócio;
Prepare e forme a equipa de trabalho para que saibam responder convenientemente nos diferentes canais;
Solicite feedback aos clientes a cada momento da compra e nas diferentes plataformas;
Implemente testes a/b, avalie as estratégias que está a usar em cada plataforma;
Monitorize as interações nas diversas plataformas, para que possa ajustar o seu plano de ação.