Educar e Formar para as Indústrias 4.0

Educar e Formar para as Indústrias 4.0, determina uma profunda alteração de paradigma no modo de conceber, planear, executar, e corrigir processos educativos e formativos online, offline, onlife e offlife em tempo real ou quase-real.

Preparar as pessoas para trabalhar em ambientes imersivos e pervasivos, com sobreposição de papéis ( trabalho, casa, família, lazer), a sobreposição e fusão de funções , impõe a adoção de comportamentos e de regras de produção de sentido ( sense making ) que só pode ser executado através da Requalificação e Re-Formação de Professores em Práticas Educacionais Hiper –Conectadas, “Allways On” , em que os espaços de acesso ao saber, são na verdade ciber-espaços de aprendizagem e modelização continua de processos criativos, orientados à resolução de problemas, à prospeção e exploração de oportunidades em tempo real, e ao enquadramento permanente de ambientes de risco para a Aceitação Continuada de Novos Desafios.

Os objetos de interação/produção do mundo real, dotados de “inteligência integrada”, introduzem novos elementos de disrupção na relação professor-aluno e formador-formando, em que a possibilidade de aceder a grandes volumes de informação em tempo real, convoca para a apropriação de novos meios de produção de ensino-aprendizagem , através da programabilidade dos objetos de conhecimento e , desta feita, não há alternativa, a falta de competência de programação dos professores “choca” com a predisposição dos alunos para operar em ambientes de programabilidade mediata e imediata.

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Fonte: Francisco Lavrador Pires

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