O presente trabalho de projeto, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Formação de Adultos, centra-se na formação de profissionais para exercerem funções de tutoria, no domínio da formação a distância. Deste modo, o relatório apresenta como principais temáticas a formação profissional contínua e a formação a distância, culminando na definição e desenvolvimento de um programa de curso de formação em e-tutoria. O diagnóstico realizado no início do trabalho permitiu-nos compreender a importância e, em simultâneo, a carência, no mundo empresarial, de formação a distância para formadores. Nesse sentido, no âmbito deste Mestrado concebeu-se e implementou-se um curso “E-tutor: Especialização Pedagógica”, que teve como principal objetivo formar e-tutores, isto é, formadores a distância. Neste documento, primeiramente, procede-se a uma análise conceptual no campo da educação de adultos, da formação profissional contínua, da formação a distância e do trabalho de projeto, enfatizando alguns conceitos-base que permitem enquadrar o projeto. Para a elaboração do diagnóstico foram utilizadas diversas técnicas de recolha de informação que permitiram, após a respetiva análise, a definição dos objetivos do projeto e respetivas atividades para colmatar as necessidades identificadas. Os elementos conceptuais subjacentes ao projeto assim como as necessidades identificadas fundamentam o plano de ação proposto – programa de curso.
FONTE: Hugo Eduardo Santos Leitão