Prevenir a Indisciplina em Sala de Aula

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Descrição

Cada vez mais, nos dias de hoje, a indisciplina em sala de aula tem sido estudada e encarada como um dos maiores problemas da escola atual. Verifica-se que uma má gestão da sala de aula potencia a indisciplina. Neste sentido, uma alta incidência de problemas disciplinares em sala de aula compromete a eficácia do ensino e da aprendizagem.
Este curso procura apresentar um conjunto de estratégias que possibilitam a otimização da gestão de sala de aula e a prevenção da indisciplina. Um ambiente positivo e construtivo em sala de aula irá facilitar o sucesso do ensino-aprendizagem. Para que tal aconteça, é fundamental o conhecimento de modos eficazes e eficientes de gerir as relações interpessoais e os comportamentos em sala de aula e na escola.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Pretende-se promover conhecimentos, metodologias e técnicas específicas para intervir em contexto escolar.


Módulo I – Introdução ao Tema
Conceito de Indisciplina
Papel do Professor e do Aluno
O Sucesso Escolar/Educativo
O Papel da Escola

Módulo II – O Fenómeno da Indisciplina nas Escolas
Conceito de Indisciplina
Comportamentos e Níveis de Indisciplina
Tipos de Alunos Problemáticos
Fatores da Indisciplina Escolar
Consequências da Indisciplina

Módulo III – Gestão da Sala de Aula
A Sala de Aula
Conceito de Gestão de Sala de Aula
Competências de Gestão da Sala de Aula
. Gestão da Planificação
. Gestão de Conteúdos
. Gestão de Comportamentos
. Gestão de Conflitos
. Gestão da Comunicação

Módulo IV – Medidas de Prevenção da Indisciplina em Contexto Escolar
A Liderança do Professor na Sala de Aula
. Estudos sobre Liderança Escolar
. Liderança das Aprendizagens
Estilos de Gestão da Sala de Aula
Competências de Gestão da Sala de Aula para a Prevenção da Indisciplina
. Estratégias de início de ano letivo
. Estratégias para o início da aula
. Estratégias de vigilância e controlo dos comportamentos
. Estratégias de manutenção da motivação dos alunos
. Estratégias de mudança de comportamento
. Estratégias disciplinares



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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