Perturbações do Sono

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Descrição

Dormir é uma necessidade fisiológica vital e, por isso, não deve ser considerado um luxo supérfluo. O sono desempenha uma função complexa, ainda hoje não conhecida na sua plenitude, mas indispensável à vida de todo o ser humano.
Sabe-se que está intimamente ligado à vigília, ao bom desempenho diário e é mais essencial do que comer e beber. Possibilita o repouso, a reorganização e o rejuvenescimento do corpo e do cérebro.
Atualmente é reconhecido como uma necessidade primordial e restauradora, imprescindível para o bem-estar físico, cognitivo e mental. Contudo, a diminuição do tempo de sono tem-se tornado uma condição endémica na sociedade moderna. Vários estudos referem que dormimos cada vez menos e pior.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos de conhecimentos e de competências teórico-práticas para identificar, avaliar e intervir nas perturbações do sono em crianças, jovens e idosos.


Módulo I – O Sono
Arquitetura do Sono
Ontogenia do Sono
Fisiologia e Cronobiologia do Sono
Funções do Sono
Métodos de Avaliação do Sono
Perturbações do Sono

Módulo II – Sono Infantil
A Importância do Sono na Infância
Evolução dos Padrões de Sono na Infância
Hábitos e Rotinas de Sono na Infância
Prevalência e Principais Perturbações na Infância
Tratamento Comportamental para Problemas de Sono na Infância

Módulo III – Sono na Adolescência
Caracterização do Sono na Adolescência
Perturbações do Sono na Adolescência
Qualidade do Sono e Consequências de um Sono Perturbado
Determinantes do Sono na Adolescência
Higiene do Sono na Adolescência

Módulo IV – Sono no Idoso
Padrão do sono no idoso
Perturbações do sono no idoso
Higiene do sono no idoso

Módulo V – Exemplos Práticos



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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