Orientação Educacional: Pais & Filhos, Professores & Alunos

95.00

Webstudy

REF: 16673 Categorias: ,
Partilhar

Descrição

Este curso nasce da percetível complexidade das questões de relacionamento entre pais e filhos e/ou professores e alunos na sociedade contemporânea. Tal gera dificuldades acrescidas no momento em que pretendemos ajudar a orientar os nossos jovens para que eles alcancem um desenvolvimento harmonioso.
Afirmações como: “Eu faço tudo o que posso, mas nunca é suficiente.”; “Já não conseguimos fazer nada juntos… estou a ficar desesperado(a)!”; “Não sei lidar com o meu filho!”; “Não sei mais o que lhes fazer!” ouvem-se constantemente em conversas entre adultos, pais e professores, verdadeiramente cansados e sem rumo, sem conseguir ajudar os seus jovens educandos.
A Orientação Educacional – OE – intervém aqui podendo ser encarada como uma solução que pretende capacitar os intervenientes de todo o processo educativo a agir perante a complexidade do mesmo.
Com a OE, pretende-se a promoção, numa 1ª instância, do sucesso educativo e, de seguida, o sucesso profissional e, acreditemos também a realização pessoal e social.
De acordo com esta realidade revela-se como pertinente para pais e professores, …, compreender e conhecer parâmetros da OE para que a possam aproveitar a seu favor. Ter-se-á em vista a melhoria da qualidade das relações com os educandos e o potenciar do processo de orientação, segundo o qual os jovens alunos se devem desenvolver harmoniosa e equilibradamente a todos os níveis (Paixão & Paixão, 2009).


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Este curso pretende focalizar a atenção na Orientação Educacional, na sua pertinência e importância para promover o sucesso educativo e, de seguida, o sucesso profissional e, acreditemos também a realização pessoal e social. Pretende-se igualmente dar a conhecer formas, estratégias e métodos para colocar a Orientação Educacional em ação.


Módulo I – Conceito e Contextualização da Orientação Educacional
Perspetiva Histórica
Conceito e Pressupostos da Orientação Educacional

Módulo II – Primeiros Passos e Disposição para a Orientação Educacional
A Necessidade da Motivação
Desenvolver a Relação – Estratégias de Suporte
. Pais e Filhos
. Professores e Alunos
. Os Pais e os Professores

Módulo III – Ação e Estratégias na Orientação Educacional
O Jovem – Filho/Aluno e os Pais e Professores na OE: Aprender a Aprender
Estratégias de Orientação para todos os Intervenientes
Métodos de Estudo
. Leitura Ativa
. Auxiliares de Estudo
. Tipos de Apontamentos
. Identificação das Ideias Principais
. Consultas
. Memorização



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

Partilhar