Mediadores de Cursos EFA

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Descrição

Os cursos EFA (Educação e Formação de Adultos) surgem numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida com uma formação centrada em processos de aquisição e validação de competências adquiridas. Estes cursos dão a possibilidade de adquirir habilitações escolares e/ou competências profissionais, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho.
Reconhece-se, por isso, a necessidade de integração de profissionais qualificados neste processo, sendo essencial a sua formação e preparação para poderem atuarem neste domínio de formação.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Contextualizar a formação centrada na educação de adultos e desenvolver competências e estratégias no âmbito da mediação e coordenação de cursos EFA.


Módulo I – Contextualização dos Cursos de EFA
Educação de Adultos em Portugal
Programa Qualifica
Centros Qualifica
Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P.
Sistema Nacional de Qualificações

Módulo II – Enquadramento dos Cursos EFA
Princípios orientadores dos cursos EFA
Destinatários dos cursos EFA
Objetivos dos cursos EFA

Módulo III – Características dos Cursos EFA
Constituição da Equipa Técnico-Pedagógica
Entidades Promotoras e Formadoras
Organização e Desenvolvimento de Cursos EFA
Cursos EFA de Nível Básico e de Dupla Certificação
Cursos EFA de Nível Secundário de Educação e de Dupla Certificação
Formação Prática em Contexto de Trabalho
Avaliação e Certificação
Prosseguimento de Estudos

Módulo IV – Mediador EFA
Perfil e papel do Mediador EFA: competências psicossociais, técnicas e pedagógicas
Características do Mediador
Objetivos e etapas inerentes à Mediação
Métodos e Técnicas de Mediação
Funções do Mediador e Equipa Pedagógica
Orientações para a prática: elaboração de um plano curricular; organização do módulo aprender com autonomia; organização de um portefólio reflexivo de aprendizagem
Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e os seus Procedimentos



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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