Intervenção na Crise

85.00

Webstudy

REF: 11979 Categorias: ,
Partilhar

Descrição

A globalização da informação conduziu a todos nós o quão frágil são as sociedades e os indivíduos que nelas habitam.
Estima-se que 90% dos adultos serão confrontados em alguma altura da sua vida com um acontecimento de vida traumático (Everly & Mitchell, 1993). Assim, acontecimentos como acidentes, desastres naturais, guerras, ataques terroristas, entre outros, têm realçado que para além dos cuidados médicos, é de extrema importância a intervenção psicológica em situações de crise.
Esta tem vindo a revelar-se crucial para mitigar o impacto dos acontecimentos e fortalecer as pessoas envolvidas, minimizando os efeitos traumáticos posteriores, exigindo uma abordagem interventiva rápida e eficaz.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Pretende dotar os formandos de uma maior consciência sobre os primeiros socorros psicológicos, desenvolvendo e aprofundando conhecimentos e competências para intervir no âmbito de diferentes situações de crise.


Módulo I – Enquadramento Geral e Conceitos
Contextualização dos Primeiros Socorros Psicológicos
Resiliência, Crise e Incidentes Críticos

Módulo II – Intervenção na Crise
Modelos de Intervenção em Crise
Os Métodos, Instrumentos e Técnicas
Aspetos Éticos e Deontológicos

Módulo III – Intervenção na Crise em Diversos Contextos
Perturbação de Ansiedade e Pânico
Surto Psicótico
Suicídio
Violência/Agressividade
Violência Doméstica
Violação/Abuso Sexual
Notificação de Morte e Processo de Luto



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

Partilhar