Gestão Eficaz da Formação

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Descrição


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Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:



– Tipos e objetivos da formação.
1. Classificação Nacional das Áreas de Educação e Formação (CNAEF);
2. Formação interna – a colaboradores – ministrada interna ou externamente;
3. Formação externa – a clientes – formação intra e inter.
– Referenciais para a gestão da formação e certificação de entidades formadoras em Portugal – Certificação de entidade formadoras pela DGERT; Norma Portuguesa NP 4512:2012 “Sistema de gestão da formação profissional, incluindo aprendizagem enriquecida por tecnologia; Requisitos”.

– A gestão da formação segundo o modelo de certificação regulado pela Direcção-Geral do Emprego e Relações de Trabalho (DGERT) – Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
1. Estrutura e Organização – Recursos humanos; Espaços; Equipamentos e Ferramentas de suporte;
2. Etapas no desenvolvimento da formação:
a. Planificação e gestão da atividade formativa – Exemplos de Plano de Formação;
b. Conceção e desenvolvimento – Ciclo formativo: diagnóstico, objetivos, conteúdos, estratégias de aprendizagem, formas de organização da formação métodos e instrumentos: de seleção, pedagógicos, de acompanhamento e de avaliação – Outputs;
c. Regras de funcionamento da atividade formativa;
d. Organização do Dossier Técnico-Pedagógico para cada ação de formação – aplicado a ações de formação interna e de formação para cliente;
e. Registo e Tratamento de Reclamações e Ocorrências;
f. Formas de acompanhamento da formação;
g. Etapas e formas de avaliação da formação: satisfação, aprendizagem, eficácia.

– Exemplos:
1. Plano de Formação (formação interna) e Projeto de Formação (formação a cliente);
2. Programa de Formação e de Plano de Sessão;
3. Acompanhamento do percurso pós-formação e análise dos resultados;
4. Avaliação da eficácia da formação (formação interna) / Avaliação de projetos (formação a cliente);
5. Exemplo de Balanço de Atividades Formativas.
– Proteção de dados pessoais (conforme Regulamento Geral de Proteção de Dados) na recolha e gestão de informação sobre os intervenientes na formação – formandos, formadores e clientes.



5 – Formação a distância (outros)




 

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