Gestão de Stress

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Descrição

A cada dia o ser humano é confrontado com situações de stress e conflito. Estas situações da vida do dia-a-dia podem ser ou pouco significativas ou tornar-se ameaçadoras para o equilíbrio e funcionamento do organismo. É necessário que ao longo do nosso desenvolvimento humano sejamos capazes de desenvolver estratégias de reação perante problemas caso contrário, uma exposição prolongada, pode levar ao desenvolvimento de sintomas negativos de ansiedade. É no local de trabalho onde mais surgem situações que podem ser consideradas fontes de stress e geradoras de conflito. É verdade que um estímulo causador de stress para uma pessoa, pode não o ser para outra. Por isso as situações que causam stress estão em grande parte dependentes da forma como cada pessoa perceciona e lida com as situações.
O presente curso pretende desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress no local de trabalho ou na vida do dia-a-dia e desenvolver estratégias para lidar com estas situações. Face às situações difíceis, procura-se abordar passos para a elaboração de planos individuais de mudança de comportamentos para uma melhor gestão de stress.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Pretende-se que o formando desenvolva a capacidade de identificação de potenciais causas de stress no local de trabalho ou na vida do dia-a-dia e que aprenda estratégias para lidar com este.


Módulo I – Compreender o Stress
Conceito de Stress e Perpetivas Associadas
.Perspetiva de Resposta
.Perspetiva de Estímulo
.Perspetiva de Processo
.Modelo Transacional de Lazarus e Folkman
Tipos de Stress
.Stress Agudo
.Stress Episódico
.Stress Crónico
Fases do Stress
Agentes Indutores do Stress
.Características das Situações de Stress
.Circunstâncias Indutoras de Stress
.Classificação das Situações Indutoras de Stress
Sinais e Sintomas de Stress

Módulo II – Stress Profissional e Organizacional
Gestão de Stress nas Organizações
Stress Profissional e as suas Causas
.Fatores Indutores de Stress nas Organizações
.Moderadores de Resposta
Consequências (Negativas) do Stress no Trabalho
Medidas Preventivas
Técnicas de Controlo e Gestão do Stress Profissional
.Estratégias para lidar com o stress focadas no problema
.Estratégias para ligar com o problema focadas na emoção
.Estratégias para lidar com o stress focadas na interação social
Técnicas de Autoproteção

Módulo III – Gestão do Tempo e Gestão de Conflitos
Conceito de Tempo
Perceção do Tempo
Importância da Gestão do Tempo
Fatores de Desperdício de Tempo
Técnicas de Gestão do Tempo
Introdução à temática da Gestão de Conflitos
Natureza dos Conflitos
Conflito Organizacional
Estratégias para a Gestão de Conflitos

Módulo IV – Técnicas de Gestão e Prevenção do Stress
As fontes de stress
Níveis de tolerância ao stress
Técnicas de gestão do stress
Técnicas de relaxamento
Técnicas de prevenção do stress



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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