Formação Contínua de Aptidão de Motorista de Veículos Pesados de Mercadorias

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Destinos Práticos

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Descrição

Deliberação n.º 2369/2010, do Conselho Directivo do IMTT, publicada no Diário da República, 2ª série, de 20 de Dezembro
Decreto-Lei n.º 126/2009, de 27 de Maio
Portaria n.º 1200/2009, de 8 de Outubro
Deliberação n.º 3256/2009, do Conselho Directivo do IMTT, publicada no Diário da República, 2ª série, de 7 de Dezembro
Deliberação n.º 3257/2009, do Conselho Directivo do IMTT, publicada no Diário da República, 2ª série, de 7 de Dezembro
Despacho n.º 26482/2009, do Presidente do Conselho Directivo do IMTT, publicado no Diário da República, 2ª série, de 7 de Dezembro
Despacho n.º 27205/2009, do Presidente do Conselho Directivo do IMTT, publicado no Diário da República, 2ª série, de 18 de Dezembro


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Actualizar conhecimentos fundamentais para a actividade do motorista, com especial destaque para:
-Segurança rodoviária;
-Racionalização do consumo de combustível;
-Regulamentação relativa ao transporte de mercadorias
-Sensibilizar os condutores para atitudes e comportamentos a adoptar.


Formação contínua – Mercadorias

Módulo 1 – Mecânica e electrónica.

Objectivos:
-Conhecer as características da cadeia cinemática para optimizar a respectiva utilização.
-Conhecer as características técnicas e o funcionamento dos órgãos de segurança a fim de dominar o veículo, de minimizar o seu desgaste e de prevenir os seus disfuncionamentos.

Conteúdos:
-Curvas de binário, curvas de potência, curvas de consumo específico de um motor, zona de utilização óptima do conta -rotações, diagramas de sobreposição das relações das caixas de velocidade;
-Identificação dos componentes fundamentais das viaturas, especificidades do circuito de travagem hidráulico -pneumático, utilização dos travões e sistemas retardadores, procura do melhor compromisso entre a velocidade e a relação de caixa, utilização da inércia do veículo, utilização dos meios de desaceleração e de travagem nas descidas, atitude a adoptar em caso de falha, detecção de pequenas avarias.

Módulo 2 – Condução defensiva, económica e ambiental.

Objectivos:
-Saber otimizar o consumo de combustível.
-Ser capaz de assegurar uma carga respeitando as instruções de segurança e a boa utilização do veículo.
-Ser capaz de assegurar uma carga respeitando as instruções de segurança e a boa utilização do veículo

Conteúdos:
-Otimização do consumo de combustível através das qualificações decorrentes dos objectivos do módulo de mecânica e electrónica;
-Forças aplicadas aos veículos em movimento, utilização das relações da caixa de velocidades em função da carga do veículo e do perfil da estrada, cálculo da carga útil de um veículo ou de um conjunto, repartição da carga, consequências de sobrecarga nos eixos, estabilidade do veículo e centro de gravidade;
-Verificação diária do veículo e sua importância, forças aplicadas aos veículos em movimento, utilização das relações da caixa de velocidades em função da carga do veículo e do perfil da estrada, cálculo da carga útil de um veículo ou de um conjunto, técnicas de condução defensiva, cálculo do volume útil, repartição da carga, consequências de sobrecarga nos eixos, estabilidade do veículo e centro de gravidade, tipos de embalagens e suportes para a carga, principais categorias de mercadorias que necessitam de acondicionamento (técnicas de colocação de calços e acondicionamento, utilização de precintas de acondicionamento, verificação dos dispositivos de acondicionamento, utilização dos meios de manutenção, colocação e retirada dos toldos).

Módulo 3 – Regulamentação laboral.

Objectivo:
-Conhecer o ambiente social do transporte rodoviário e a sua regulamentação.

Conteúdo:
Durações máximas do trabalho especificas para os transportes, princípios (aplicação prática através do uso do tacógrafo e da regulamentação em vigor), sanções em caso de não utilização, má utilização ou falsificação do tacógrafo, conhecimento do ambiente social do transporte rodoviário (direitos e obrigações dos motoristas em matéria de qualificação inicial e de formação continua), igualdade de oportunidades e regulamentação aplicável.

Módulo 4 – Regulamentação da actividade.

Objectivo:
-Conhecer a regulamentação relativa aos transporteS de mercadorias.

Conteúdo:
-Regulamentação nacional e internacional, títulos para o exercício da actividade de transporte, obrigações dos contratos modelo de transporte de mercadorias, redacção dos documentos que constituem o contrato de transporte, autorização de transporte internacional, obrigações da convenção relativa ao contrato de transporte internacional por estrada (CMR). Redacção da declaração de expedição, passagem das fronteiras, transitários, documentos especiais de acompanhamento da mercadoria.

Módulo 5 – Sinistralidade.

Objectivo:
-Ficar sensibilizado para os riscos de estrada e os acidentes de trabalho.

Conteúdo:
-Tipologia de acidentes de trabalho no sector dos transportes, estatísticas dos acidentes rodoviários, envolvimento dos veículos pesados de mercadorias, consequências em termos humanos, materiais e financeiros.



1 – Formação presencial/em sala (turma)


SISTEMA DE AVALIAÇÃO
O Sistema de avaliação a adoptar pela Destinos Práticos vai assim contemplar:

1º- Avaliação Contínua Modular
Esta avaliação tem como finalidade o acompanhamento/ controlo do progresso verificado na aprendizagem dos formandos, devendo ter em consideração o ritmo de aprendizagem individual, no sentido de poderem ser atingidos os objectivos pedagógicos previamente definidos.

Incide essencialmente na forma como cada formando vai atingindo os objectivos referentes aos conteúdos programáticos, bem como no desenvolvimento pessoal e relacional, relativamente a parâmetros como a participação, assiduidade, comunicação, compreensão e capacidade de aplicação dos conceitos adquiridos.

Ao longo da formação serão propostas fichas de trabalho e trabalhos de grupo por forma a ser possível avaliar os conhecimentos adquiridos e detectar dificuldades relativamente a conteúdos apresentados.

Os formandos têm uma avaliação quantitativa no final de cada módulo – Testes de avaliação final do Módulo, Trabalhos de Grupo ou Individuais – sendo avaliados os conhecimentos adquiridos e registados numa escala de 0 a 20 valores, correspondendo à seguinte escala:
-Insuficiente – 0 a 9 valores
-Suficiente – 10 a 13 valores
-Bom – 14 a 17 valores
-Muito Bom – 18 a 20 valores
O Formador avalia ainda parâmetros de natureza qualitativa dos formandos, tais como o comportamento, espírito de observação, domínio das técnicas, expressão oral, sentido de responsabilidade, empenho, entre outros, avaliando o saber, o saber-fazer e o saber-ser, sendo que neste caso a escala utilizada é distinta da anteriormente apresentada:
-Muito Insuficiente
-Insuficiente
-Suficiente
-Bom
-Muito Bom

2º- Avaliação Final de Conhecimentos
A avaliação final de cada Formando, determina o grau de sucesso da aprendizagem, através do confronto dos resultados obtidos na avaliação contínua com os objectivos gerais previamente definidos.

No final do curso de formação, a avaliação do formando, que como referimos, traduz a suficiência dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso em que participou, é calculada por meio de ponderação das avaliações de cada módulo, por média aritmética directa.

A classificação atribuída virá posteriormente expressa no Certificado de Formação Profissional que a entidade entregará a cada um dos participantes.


A classificação atribuída virá posteriormente expressa no Certificado de Formação Profissional que a entidade entregará a cada um dos participantes.
Uma vez concluída a formação, será emitido Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho.


 

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