Especialização Avançada em Educação Social e Intervenção Comunitária

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Descrição

“Intervenção comunitária – a chave para (trans)formação da sociedade contemporânea”

Esta Especialização Avançada em Educação Social e Intervenção Comunitária, que denominamos de “Intervenção comunitária – a chave para (trans)formação da sociedade contemporânea” surgiu da necessidade em responder eficazmente aos novos desafios da sociedade, complementando os saberes académicos e profissionais dos seus participantes, em prol da promoção de uma intervenção mais produtiva e proativa da comunidade e dos seus atores sociais.
O cerne desta Especialização é ainda reforçado pela exploração de diferentes metodologias, técnicas e abordagens, capazes de responder mais afincadamente aos diferentes problemas comunitários que serão ilustrados e complementados pela partilha de saberes, práticas e experiências de profissionais para profissionais envolvidos em processos de intervenção comunitária.
Já nos dizia Jacques Delores que a “Educação é a chave para o século XXI”. Tendo por base esta afirmação compreendemos a pertinência e a responsabilidade da Educação quando pretendemos intervir na comunidade. A Educação parece envolver todos os contextos e campos de atuação, numa transversalidade e transdisciplinaridade incomum.
A par da Educação, a Intervenção Comunitária pauta-se pela sua aposta no desenvolvimento das pessoas e das suas comunidades, dando aso à concretização de projetos essenciais na transformação progressiva e satisfatória de formas de vida mais deficitárias e/ou consideradas “à margem”. Deste modo, Educação andará de mãos dadas com a Intervenção promovendo, grandemente, entre outros pontos, o empowerment das populações. Promover a reflexão, estimular novas respostas para velhos problemas, de forma inovadora e criativa, faz parte do cerne deste trabalho que vos convidamos a abraçar!


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


• Proporcionar aos profissionais das Ciências Sociais e Humanas uma abordagem de intervenção na comunidade, mais focalizada nas necessidades atuais, através da exploração de um amplo leque de competências e práticas com vista à emancipação dos destinatários da sua intervenção.
• Dinamizar um espaço de partilha de metodologias, saberes, práticas e experiências de profissionais para profissionais envolvidos ou não em processos de intervenção comunitária.
• Perspetivar a importância da educação e da promoção da saúde como empowerment das populações nas diferentes fases do ciclo vital.
• Trabalhar a importância do empreendedorismo social no contexto da educação e intervenção comunitária, rompendo com práticas paternalistas e saberes tácitos e/ou procedimentais.


Módulo I – Inclusão e Exclusão Social
Conceito de inclusão
Conceito de exclusão
O papel da intervenção comunitária na inclusão social

Módulo II – A Educação na Promoção da Saúde
Educação e promoção da saúde na Infância e Juventude
Educação e promoção da saúde na Adultez e velhice

Módulo III – A Educação Social e a Problemática da Morte e do Luto
O lugar da morte no ciclo vital
O luto e os seus tipos
Cuidados continuados e paliativos

Módulo IV – Educação e Formação de Adultos: novos desafios
A educação do século XXI
O envolvimento da tecnologia no processo de aprendizagem
Dinâmica de grupos e relações interpessoais

Módulo V – O Recurso à Animação Sociocultural como Metodologia de Intervenção
O porquê da animação na sociedade atual
Identidade e perfil profissional dos animadores socioculturais
Metodologias de intervenção

Módulo VI – Metodologias de Intervenção em Educação
Metodologias de investigação quantitativa
Metodologias de investigação qualitativa

Módulo VII – Empreendedorismo Social
Definição de conceitos
Estudos exploratórios

Módulo VIII – Projeto Final de Especialização Avançada



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início da especialização), avaliação formativa/contínua (durante a especialização) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou da especialização).
A classificação final na Especialização Avançada resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

AF (Média simples dos testes finais (TF) de cada módulo e do projeto final (PF)]: 80% = 48% (TF)+ 32% (PF)
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas): 10%
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos, definidos para a especialização que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional Avançada que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota da especialização na pauta de avaliação final.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS) num estabelecimento de ensino superior, nos termos do disposto na alínea f) do nº 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto. Este certificado pode constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado.


 

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