Construção de um Plano de Negócios

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Descrição

A construção de um Plano de Negócios é um passo fundamental na estruturação de um projeto empresarial.
Permite analisar a sua viabilidade e constitui a base de apresentação do projeto a terceiros para sua credibilização e normal desenvolvimento e sustentabilidade, num meio exigente e pouco complacente com más soluções e insucesso.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Pretende-se que no final do curso os e-formandos sejam capazes de estruturar e elaborar um plano de negócios.


Módulo I – Introdução
O que são planos de negócio?
A importância de elaborar um plano de negócio bem estruturado para o sucesso de um projeto de empreendedorismo

Módulo II – Estruturação de um Plano de Negócio
A forma jurídica do projeto de empreendedorismo
Definição das atividades a desenvolver com o projeto
A análise do mercado envolvente e análise SWOT (pontos fortes, fracos, fraquezas e oportunidades)
A segmentação do mercado
A identificação do público-alvo do negócio
Análise da concorrência
Planificação financeira do projeto
Análise e escolha das fontes de financiamento

Módulo III – A Estratégia de Marketing e Vendas
Definição de política de preços
Definição de ações de marketing
Definição de canais de distribuição
Definição de objetivos de negócio
Definição e conceção de ferramenta de controlo e mensuração da atividade empresarial

Módulo IV – Formalização e Gestão de Parcerias
A função das parcerias no aproveitamento de sinergias entre empresas
As parcerias na credibilização dos empreendimentos criados
Formalização e gestão das parcerias na criação de sustentabilidade do negócio



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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