Comunicação Assertiva: A Arte de Comunicar

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Descrição

A comunicação assertiva tornou-se uma competência essencial no ambiente profissional por facilitar e promover a capacidade que cada um tem de conseguir expressar, de forma direta, as suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões, sem que com isso experiencie ansiedade desnecessária, ou viole as necessidades do seu interlocutor.
Num cenário de mudanças contínuas, o perfil assertivo é cada vez mais valorizado nas organizações, por gerar resultados precisos e satisfatórios, para além de promover a construção de parcerias relevantes para o sucesso de qualquer empresa.
Este curso pretende dotar os formandos de conhecimentos e técnicas que promovam a assertividade na comunicação e na gestão de situações laborais.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Este curso tem como principal objetivo dotar os formandos das principais técnicas para uma comunicação assertiva com todos os interlocutores.


Módulo I – Comunicação
Definição do conceito
Características da Comunicação
Processo de Comunicação e os seus Elementos
Princípios Básicos da Comunicação Face a Face
A Comunicação Não-verbal
Funções da Comunicação
Atitudes Facilitadoras da Comunicação
Estilos Comunicacionais
A Perceção e a Motivação na Comunicação

Módulo II – Assertividade na Comunicação
Conceito de Assertividade
Técnicas de Comunicação Assertiva
Barreiras à Comunicação Assertiva
. Barreiras Gerais do Processo de Comunicação
. Barreiras Típicas das Diferentes Fases do Processo de Comunicação

Módulo III – Inteligência Emocional e Assertividade
Conceito de Inteligência Emocional
Modelos de Inteligência Emocional
Capacidades da Inteligência Emocional
. Autoconsciência
. Gestão das Emoções
. Auto-Motivação
. Empatia
. Competências Sociais

Módulo IV – Comunicação Assertiva na Gestão de Conflitos
Conflito e a Organização
Gestão Construtiva de Conflitos em Ambiente Organizacional
Relevância da Eficácia Negocial e a Assertividade



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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