Avaliação Gerontológica Multidimensional

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Descrição

Para qualquer trabalhador social a avaliação é crucial. Tendo em conta que trabalham em contextos e realidades dinâmicas, pois a realidade não é objectiva mas sim complexa, é fulcral (re)ajustar as acções ao que vão constantemente conhecendo e observando. Neste sentido, podem beneficiar de uma constante partilha e recolha de dados de cariz flexível quer quanto ao que as pessoas lhe partilham quer mesmo na execução das acções.
A avaliação multidimensional, nomeadamente a ficha gráfica individual de dependência, surge de forma a permitir ao profissional sintetizar de forma prática o estado de (in)dependência do idoso em relação a vários níveis de desenvolvimento.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


No final do curso, os formandos(as) deverão ser capazes de compreender a importância da avaliação multidimensional na terceira idade.


Módulo I – O Fenómeno do Envelhecimento
Definição de Gerontologia
Perspetiva Histórica da Gerontologia
Envelhecimento Demográfico
O Processo de Envelhecimento
Teorias do Envelhecimento
Alterações Associadas ao Envelhecimento: Alterações Fisiológicas e Psicológicas
Dependência

Módulo II – Redes de Suporte Social
A Importância das Redes de Suporte Social
Respostas Sociais para Idosos

Módulo III – Avaliação Multidimensional
Avaliar e Intervir
Avaliação Gerontológica Multidimensional
. Avaliação da Capacidade Funcional do Idoso
. Avaliação dos Recursos Comunitários e Utilização de Serviços
. Ficha de Avaliação Multidimensional
. Ficha Gráfica Individual de Dependência



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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