A Morte é já ali – vivências psicológicas na doença incurável

75.00

Euconsigo

Partilhar

Descrição

A prevalência de doenças incuráveis na sociedade de hoje, como as demências ou o cancro, é cada vez maior e tem, por isso, cada vez mais impacto sobre a vida das pessoas. Apesar de estas duas serem normalmente as mais referidas, existem várias condições clínicas que trazem consequências graves à vida das pessoas e que as podem limitar, a si e às suas famílias, tanto na sua autonomia como na sua qualidade de vida. A juntar a estas questões, temos a presença constante da ideia da morte e do sofrimento que surge associado a este futuro provável.

Por tudo isto, é necessário construir respostas adequadas, com profissionais preparados para lidar com os aspetos mais desafiantes que estas situações podem trazer.

Esta formação pretende preparar os formandos para intervir com pessoas com doenças incuráveis, e seus familiares, abordando especialmente as fases mais avançadas da doença. Serão discutidas as reações psicológicas mais comuns associadas a cada fase da doença e como podem ser alvo de intervenção, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e para o bem-estar de todos os envolvidos. Serão igualmente apresentadas estratégias para melhor comunicar com estas pessoas e famílias, identificando os temas mais delicados e os momentos mais difíceis da comunicação. Durante a formação, serão também abordadas questões que podem ser trabalhadas de forma a tornar todos os intervenientes mais capazes no desenvolvimento do seu trabalho neste contexto.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Saber identificar as reações psicológicas mais comuns existentes na vivência de uma doença grave e/ou incurável, especialmente em cada uma das fases do decorrer da doença.

Saber utilizar as estratégias de intervenção mais adequadas, por forma a promover o bem-estar psicológico de todos os envolvidos, desde a pessoa doente aos seus familiares.




1 – Formação presencial/em sala (turma)


Formativa – Observação da execução de exercícios práticos; formulação de questões orais.



 

Partilhar