A Interpretação dos Desenhos das Crianças

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Descrição

Diversas pesquisas vêm destacando a importância da técnica projetiva do desenho durante a avaliação psicológica.
O grafismo visto de uma forma geral, pode ser utilizado como forma de comunicação, como expressão do desenvolvimento geral, como expressão de psicopatologia e como diagnóstico psicológico. Neste último, o desenho tem sido um instrumento indispensável. Desde a escala métrica de inteligência elaborada por Binet e Simon, em 1905, o desenho tem sido usado em e como teste de desenvolvimento mental e de aptidões específicas. No plano de avaliação da personalidade, o desenho adquire um papel crucial.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos de competências elementares quanto à aplicação, utilização e interpretação dos Testes de Desenho, durante um processo de avaliação psicológica.


Módulo I – A Importância do Teste do Desenho Como Técnica de Diagnóstico
Evolução Histórica
O Teste do Desenho como Instrumento de Determinação do Nível Mental
O Teste do Desenho como Instrumento de Diagnóstico da Personalidade

Módulo II – Teste do Desenho
Descrição e Aplicação do Teste de Desenho
Interpretação de Alguns Aspetos Gerais de Desenho

Módulo III – Normas de Interpretação dos Desenhos
Desenho da Casa
Desenho da Árvore
Desenho da Figura Humana
Desenho da Família

Módulo IV – Significação das Cores
Variação
Intensidade e Frequência
Disposição das cores



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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