Criar ligação com os consumidores ou com um público-alvo requer técnica, prática e empatia e a escrita tem um papel fundamental neste processo, falamos do Copywriting. O Copywriter é a pessoa (ou equipa de pessoas) que produz textos persuasivos e com intuito de venda para serem inseridos em conteúdos de e-mail, sites, catálogos, newsletters, entre outros.
O Copywriting surge assim como uma arte de bem escrever com uma elevada importância na comunicação de uma empresa, seja em meio digital ou físico.
O que é o Copywriting?
Definir o Copywriting é falar sobre a forma como uma empresa/entidade deve comunicar de forma escrita com os seus consumidores ou público-alvo, com o objetivo máximo de vender, seja um produto, uma ideia ou um serviço.
O conteúdo do texto deve ser de tal forma persuasivo que leve o público a fazer a ação pretendida, seja ela comprar um produto, subscrever uma newsletter, um cartão de fidelização, seja deixar um comentário numa publicação numa rede social…
Portanto, falar em marketing é também falar em copywriting e existem técnicas que fazem desta criação de conteúdos eficaz ou um verdadeiro fiasco.
Mas copywriting é publicidade?
Os conceitos e objetivos são diferentes, ainda que se possam confundir. A publicidade visa construir uma imagem da marca como um todo.
Podemos olhar para as campanhas populares do Lidl em Portugal. Na mais recente campanha em que destacavam a compra de um produto específico, o objetivo não era vender esse produto, era mostrar que o supermercado vende produtos de qualidade sem ser necessário ir a outro procurar mais barato, porque a qualidade não será a mesma.
Já diferente é quando essa marca está a promover um passatempo e quer levar as pessoas a participar. O conteúdo de texto, o chamado Copy, tem como foco levar a uma determinada ação.