O content marketing tem evoluído muito ao longo dos últimos anos, e as equipas de produção de conteúdo são um fator chave para o sucesso de qualquer implementação deste tipo de projetos. Com a crescente procura das marcas por conteúdo de qualidade e relevante, é importante que estejamos atentos às tendências e garantir que as equipas estão preparadas para enfrentar os desafios que se avizinham. O futuro do marketing está claramente focado na produção de conteúdo, e isso é uma ótima notícia para equipas criativas que o criam e geram. Com cada vez mais empresas a adotar estratégias de content marketing, a procura por conteúdo de qualidade só irá aumentar. Mas como é que evoluímos à velocidade certa? O mindset tem de mudar.
Daqui em diante, as melhores equipas de content marketing não vão estar a criar conteúdo, vão estar a criar criadores de conteúdo. Equipas ágeis e com um set de competências mais alargado e para além daquilo que estávamos habituados até hoje. Conhecimentos base de edição de vídeo e fotografia, captação de imagem e som vão ser cada vez mais valorizados em perfis como content managers.
Colaborar? A toda a hora.
As equipas de content marketing vão trabalhar cada vez mais de forma colaborativa. Os jornalistas, designers, videógrafos, SEO experts e content managers terão de saber colaborar de forma eficaz, com processos robustos para conseguirem criar conteúdo verdadeiramente integrado e relevante. As equipas vão tornar-se mais interdisciplinares e multidisciplinares, com uma maior diversidade de competências e perspetivas. A não integração destes perfis e competências no processo de criação só irá resultar em conteúdo ineficiente.
Largar hábitos antigos. É importante adotar processos mais eficientes para garantir que o conteúdo é criado de forma rápida e eficaz. Emails são coisa do passado e ferramentas de colaboração online serão ainda mais utilizadas para garantir que todos estão na mesma página e a trabalhar em conjunto. No final, serão notórios os benefícios ao nível da poupança de tempo, na agregação e acessibilidade de informação.
Processos sim, mas garantir flexibilidade.
Vamos ter de ser cada vez mais flexíveis para acompanhar as mudanças no mercado. Os prazos apertados e a necessidade de conteúdo em tempo real vão exigir que as equipas estejam sempre prontas a agir. Isto significa que as equipas terão de estar preparadas para trabalhar em diferentes tipos de projetos e ser capazes de adaptar-se rapidamente e gerir planeamento também em tempo real.
Nem tudo tem de ser perfeito
A velocidade com que o conteúdo é produzido tem mudado ao longo dos anos. A era de conteúdos que mais pareciam campanhas de offline acabou e as marcas têm uma tremenda necessidade em se relacionarem com os seus consumidores de uma forma mais autêntica e real, e para isso, a própria produção muda e adapta-se. O vídeo é um bom exemplo disso e tem sofrido mudanças drásticas nos últimos tempos. Cada vez mais somos impactados por produções menos polidas, mais focadas em resolver problemas reais do consumidor e recorrendo a produções acessíveis, com linguagens de edição mais dinâmicas e próximas daquilo a que os content creators nos têm vindo a habituar.
Uso de tecnologias avançadas, até onde?
As equipas de content marketing têm hoje acesso a tecnologias cada vez mais avançadas para as ajudar a criar conteúdo de qualidade. Desde a inteligência artificial, a ferramentas de análise de dados, a plataformas que fazem qualquer leigo em design ou edição vídeo parecer um verdadeiro profissional. As equipas vão poder utilizar estas tecnologias mais recentes para produzir conteúdo disruptivo, de qualidade e de forma rápida. É importante escolher bem estas tecnologias e perceber quais as que melhor agilizam o nosso processo de criação sem comprometer a qualidade. À medida que a procura por conteúdo de qualidade continua a aumentar, as equipas terão de se adaptar e evoluir para se manterem à frente da concorrência. Será importante trabalhar em colaboração, adotar processos mais eficientes, ser flexível e utilizar novas tecnologias para criar conteúdo verdadeiramente envolvente e eficaz.
Desafiem-se a sair da zona de conforto, experimentem, troquem ideias com outros criadores, mantenham-se curiosos, dispostos a aprender e comecem a criar.
Artigo de opinião assinado por Pedro Correia, content supervisor na Fullsix
Fonte: https://www.meiosepublicidade.pt/2023/04/content-marketing-consegues-acompanhar-o-ritmo/