O programa operacional Algarve 2020 vai disponibilizar um total de 750 mil euros para apoiar o desenvolvimento de recursos didáticos digitais para o ensino e formação profissional. Esta é uma medida implementada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e recorre a verbas do Fundo Social Europeu (taxa de cofinanciamento de 80%) para a sua realização.
O objetivo passa por dotar os formadores de novos processos de ensino-aprendizagem, de modo a estimular a criatividade e a inovação. Poderão apresentar candidatura os estabelecimentos públicos de ensino e organismos do Ministério da Educação, a rede de centro de gestão direta e participada do IEFP, as entidades gestoras dos Centros de Ciência Viva localizadas no Algarve e outras pessoas coletivas com intervenção relevante na educação e formação profissional.
Assim sendo, o Algarve tem como grande meta posicionar-se na primeira linha do processo de aceleração da transição digital na educação e formação profissional, numa altura em que o digital está em crescimento notório em todo o mundo e o seu conhecimento é capaz de dotar os indivíduos de vantagens relativas para o mundo de trabalho.