O marketing digital é, cada vez mais, um segmento estratégico e atrativo para milhares de micros e médias empresas que, diante da possibilidade de investimento prático e a baixo custo, puderam expandir seus negócios físicos para usuários ativos das redes sociais, sobretudo, no período pós-pandemia.
A partir deste novo cenário, o conhecimento voltado para o e-commerce intensificou o mercado de cursos online na área. No Brasil, uma pesquisa desenvolvida pela Catho Educação destacou o crescimento de 68% de matrículas em plataformas de ensino a distância em 2020.
Mas será que a alta demanda de cursos de marketing digital acompanha a qualificação profissional de seus desenvolvedores? Como toda nova tendência mercadológica, é natural que empreendedores se sintam atraídos por engajamentos rápidos, soluções milagrosas e excelentes resultados.A dinâmica das redes sociais exige maior rapidez em relação às estratégias analógicas. No entanto, os clientes precisam ter noção das metodologias ideais para os seus projetos, para que não se iludam em buscar resultados irreais.
Números nem sempre refletem excelência. Workshops que se baseiam unicamente em análises de seguidores, likes, comentários, compartilhamentos e outros parâmetros de engajamento digital não necessariamente são sinônimos de êxito.
A individualidade de cada negócio carrega consigo necessidades estratégicas específicas, com tomadas de decisões que são calculadas conforme o que é conveniente para a empresa. “Os dados são um ingrediente, o resultado que buscamos são decisões acionáveis”, como bem pontuou Christopher Penn, cofundador da Trust Insights, quando foi perguntado sobre a utilização de dados pelos profissionais de marketing.
Frequentemente, vêm à tona reclamações sobre consultorias que insistem em reproduzir de maneira equivocada a mentalidade organizacional de data-driven (orientação de dados). Os dados são triviais, mas eles não representam sozinhos a finalidade de uma ação.
Dados nada mais são do que ferramentas que irão fornecer informações para reforçar tomadas de decisões. Não adianta explorar apenas métricas de engajamento das redes sociais, enquanto o enfoque está direcionado a alternativas tradicionais de comercialização.
Portanto, a generalização de conceitos-chave nem sempre é aliada de resultados reais. Ainda que os conceitos teóricos do marketing sejam semelhantes, cada abordagem leva consigo contextos, propostas, objetivos e construções singulares. Fugir de fórmulas secretas e receitas prontas é sempre a melhor opção para uma elaboração estratégica séria e de qualidade.
A pergunta certa para as empresas é a seguinte: qual a meta de clientes e qual a estratégia de fidelização dessas pessoas? Engajamento, diferente do que sustentam os marqueteiros do ambiente digital, não é sinônimo de resultado.