Descrição
A execução de trabalhos com fibrocimento e amianto expõe os trabalhadores a riscos muito elevados, podendo causar graves problemas de saúde. Note-se que, o amianto constitui um importante fator de mortalidade relacionada com o trabalho e um dos principais desafios para a saúde pública ao nível mundial, cujos efeitos surgem, na maioria dos casos, vários anos depois das situações de
exposição. O curso de Segurança na Remoção de Fibrocimento – Amianto surge, na sequência da publicação do Decreto-Lei nº 266/2007 de 24 de julho que delimita todas as regras de saúde e segurança no trabalho daqueles que, no desenvolvimento das suas atividades estão ou podem vir a estar expostos a amianto e/ou a materiais que contenham propriedades de amianto. A formação específica dos trabalhadores (Artigo 16º) é uma das principais medidas de prevenção.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Dotar os formandos de conhecimentos específicos para os trabalhos em que estão expostos ou que possam vir a estar expostos a poeiras de fibrocimento – amianto ou de materiais que contenham essa matéria, nomeadamente na demolição, desmontagem, remoção, manutenção e transporte de materiais que contenham fibrocimento – amianto.
I. Enquadramento Legal
II. Amianto – definição e suas consequências para a saúde
III. Materiais com Amianto
IV. Medidas de prevenção na exposição ao amianto
V. Práticas profissionais seguras
VI. Equipamentos de proteção
VII. Atuação em caso de emergência
VIII. Procedimentos na eliminação de resíduos
IX. Exigências médicas
1 – Formação presencial/em sala (turma)
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA OU INICIAL
No início da formação será realizada uma avaliação de diagnóstico com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos iniciais dos formandos sobre as temáticas do curso. A avaliação poderá ser feita através de uma prova escrita individual/grupo e/ou oral.
AVALIAÇÃO SUMATIVA OU FINAL
A avaliação das aprendizagens incide sobre as duas componentes de formação, teórica e prática. No que respeita à avaliação prática, os formandos durante a ação de formação desenvolverão diversas atividades práticas, pelo que, o registo dessas atividades será feito pelo formador através de uma grelha de avaliação com a identificação dos indicadores a avaliar. No final da ação, é realizado um teste de avaliação de conhecimentos que incide sobre todas as temáticas abordadas durante a ação de formação. A avaliação prática e teórica(escrita) é de carater individual.
MOMENTOS DE AVALIAÇÃO:
– Avaliação diagnóstica – oral (início da ação)
– Atividades práticas (durante a ação)
– Teste de Avaliação de Conhecimentos (final da ação)
Avaliação das Aprendizagens – Componente Teórica (50%): os formandos têm que ter uma classificação igual ou superior a 10 valores
Avaliação das Aprendizagens – Componente Prática (50%): os formandos têm que ter uma classificação igual ou superior a 10 valores
ESCALA DE AVALIAÇÃO: 0 a 20 valores
A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional com uma nota final igual à média da classificação final obtida na componente teórica e prática.