Descrição
A formação elearning (síncrona e assíncrona) exigem do e-formador um conjunto de competências de comunicação, de acompanhamento e de motivação específicas para que a sua ação resulte na aprendizagem efetiva dos formandos.
Ser formador no backoffice de uma plataforma é um exercício de grande rigor e de elevada especificidade. O exercício de tutoria requer ferramentas e metodologias próprias que passam pelo acompanhar, comunicar e incentivar – as 3 ações-chave para uma tutoria elearning eficaz.
Neste curso, além dos princípios teóricos, são disponibilizados recursos e ferramentas padrão que poderão ser utilizados na sua prática de e-tutor, como por exemplo, mensagens construídas com base numa linguagem assertiva a usar em diferentes situações e contextos (na resposta a uma mensagem de fórum ou para congratular um formando pela resolução de um exercício ou ainda para alertar sobre a proximidade da data de entrega de um trabalho, entre outras). Poderão ainda descarregar-se dicas e aprender a consultar os relatórios da plataforma Moodle e analisar informação vária relativa ao percurso dos formandos, através de tutoriais, entre outros recursos.
Este curso é por isso um complemento necessário ao curso inicial de e-formador.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Desenvolver competências de e-tutoria, utilizando uma variedade de ferramentas e estratégias para acompanhar, apoiar e incentivar eficazmente os formandos adultos a formar-se online.
M1. Acompanhar
Necessidades e especificidades dos formandos online
Funções do tutor online
Atividades de acompanhamento dos formandos – ações a desenvolver pelo/a formador/a
M2. Comunicar
Gestão eficiente da comunicação síncrona e assíncrona
Abordagens pedagógicas e ferramentas para envolvimento dos formandos
Coesão do grupo de formandos
M3. Incentivar
O papel da avaliação na formação
Dicas práticas para lidar com desafios
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação resulta da realização de questionários com correção automática e feedback imediato, existindo sempre a possibilidade de tentar de novo, no sentido de rever e consolidar aprendizagens.
Em cada módulo: Acompanhar(M1), Comunicar (M2) e Incentivar (M3) são sempre disponibilizados questionários de avaliação.
A pontuação máxima do curso é de 100 pontos. Considera-se que haverá aproveitamento sempre que atingidos os 80 pontos.
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua, pelo que a sua conclusão corresponde à obtenção de um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 80 pontos, numa escala de 0 a 100 pontos.