Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
– Saber como planear cursos e ou unidades de formação à distância em função dos temas;
– Desenvolver e/ou adaptar conteúdos educativos com recursos a ferramentas de autor;
– Desenhar estratégias e cenários de aprendizagem online em função da tipologia de cursos (“colaborativo”, “individualizado” ou outro);
– Manusear a plataforma Moodle;
– Desenhar e implementar atividades para a plataforma Moodle;
– Definir e conceber sistemas de avaliação da aprendizagem e da formação online.
Módulo 1. Introdução ao E-learning e ao Ambiente de Ensino à Distância
– A Formação à Distância: principais conceitos;
– Vantagens e Desvantagens.
Módulo 2. A Plataforma Colaborativa de Aprendizagem na Ótica do Formando
– Apresentação da plataforma colaborativa de aprendizagem;
– Uso da plataforma como Formando/a;
– Acesso à Plataforma Moodle e à disciplina do Curso;
– Edição e atualização do perfil na Plataforma Moodle.
Módulo 3. Tipos de Formação Virtual
– O E-Learning: conceitos;
– O B-Learning: conceito; fases presenciais e fases online;
– Formação à Distância: Síncrona e Assíncrona;
– Ferramentas de comunicação Síncrona e Assíncrona;
– Tipos de avaliação a distância (diagnóstica, formativa e sumativa);
– Técnicas de avaliação: observação e inquirição, medição;
– Estratégia de avaliação: avaliação por pares, autoavaliação, heteroavaliação;
– Ferramentas de avaliação: questionários, testes (escolha múltipla, verdadeiro-falso, questões abertas curtas e de desenvolvimento, e outros), trabalhos escritos, outros;
– Prática simulada.
Módulo 4. O E-Formador
– Papel do Formador na Formação à Distância;
– Qualidades e competências do e-Formador;
– Modelos de Aprendizagem aplicados ao Ensino a Distância.
– Trabalho de grupo.
Módulo 5. LMS – Learning Management System
– Definição: Sistemas de Gestão de Aprendizagem;
– Principais Características de um Sistema de Gestão da Aprendizagem.
Módulo 6. A Plataforma Colaborativa de Aprendizagem na Ótica do Formador
– A plataforma Moodle;
– Ferramentas da plataforma para criação de conteúdos educativos;
– Tipos de atividades/ferramentas: escrita de trabalho, templates, construção de trabalho colaborativo em ferramentas wiki, diários, glossários, etc.
– Ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona do/a Formador/a com os/as formandos/as (chat e fórum, integração com ferramentas externas: whatsapp, facebook).
– Ferramentas para avaliação: construção de testes;
– Prática Simulada.
Módulo 7. Projeto Final – Implementação
– Implementação de um módulo de formação na plataforma moodle (tema a designar)
– Dinamizar o módulo de aprendizagem com formandos/as e/ou colegas;
– Autoavaliação de resultados do módulo de simulação testado.
3 – Formação a distância – E-learning (turma)