Descrição
Critérios de Seleção
Apenas haverá aplicação de processo de selecção a formandos, se o número de formandos interessados em frequentar a acção de formação for superior ao número de vagas disponíveis. Em caso de processo de selecção, os critérios a considerar serão:
? Verificação completa dos requisitos de frequência;
? Ordem de chegada de candidaturas;
? Entrega da documentação para formalização da candidatura;
? Motivação e interesse demonstrados em ingressar no curso de Formação;
? Comportamentos demonstrados em entrevista
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Dotar os formandos de conhecimentos específicos para:
Elaborar tabelas relacionais de bases de dados.
Criar filtros para consulta de dados.
Produzir formulários para inserção de dados.
Princípios fundamentais de SGBD
Desenho de uma base de dados
Objectos
Tabelas
Formulários
Tabelas
Atributos dos campos
Validação prévia
Mensagens de erro
Máscaras de edição
Ligação a outras tabelas
Tabelas de sistema
Relação entre tabelas
Preenchimento e visualização da informação
Criação de formulários automáticos
Pesquisa sobre tabelas
Consultas
Parametrização simples
Parametrização múltipla
Consulta cruzada
Fórmulas
Totais
Actualização
Eliminação
Adição
Formulários
Caixa de ferramentas
Tipos de controlos
Interligação de formulários
Menus de aplicação
Relatórios
Tipos de relatório
Criação automática de relatórios
Alteração de relatórios
Relatórios sobre tabelas
Relatórios sobre consultas
1 – Formação presencial/em sala (turma)
AVALIAÇÃO DE DIAGNÓSTICO
No início da ação, será realizada pelo respetivo Formador uma avaliação de diagnóstico, com o objetivo de aferir as competências iniciais dos formandos já adquiridas por via da experiência ou outros contextos de aprendizagem informais ou não formais.
Esta avaliação de diagnóstico concretizar-se-á através da aplicação de um conjunto de questões aos formandos para evidenciar as competências já adquiridas.
AVALIAÇÃO FORMATIVA/SUMATIVA
A avaliação da aprendizagem compreende uma componente de Avaliação Contínua, realizada ao longo do Curso e baseada na realização das actividades Formativas propostas e, por outro lado, uma componente de Avaliação Final, baseada na realização de uma actividade Final que assumirá a forma de um Teste final.
Para efeitos de certificação conferida pela conclusão de uma unidade de competência ou de formação de curta duração, o formando deve obter uma avaliação com aproveitamento.
A conclusão com aproveitamento de uma formação modular dá lugar à emissão de certificado de qualificações que discrimina todas as unidades de competência ou de formação de curta duração concluídas com aproveitamento, para além do registo das mesmas na Caderneta Individual de Competências, nos termos da legislação aplicável.
Para efeitos de conclusão da formação modular com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade do formando não pode ser inferior a 90 % da carga horária total. Sempre que o limite estabelecido não for cumprido, cabe à entidade formadora, nos termos do respectivo regulamento interno, apreciar e decidir, casuisticamente, sobre as justificações apresentadas pelo adulto, bem como desenvolver os mecanismos de recuperação necessários ao cumprimento dos objectivos inicialmente definidos.