Movimentação e Operação de Empilhadores

Webstudy

REF: 19865 Categorias: ,
Partilhar

Descrição

A legislação nacional e os instrumentos de regulamentação coletiva (IRCT) atribuem aos empregadores o dever de fornecer ao trabalhador informação e formação adequadas à prevenção de riscos de acidente ou doença profissional e de adotar as medidas de prevenção e de proteção adequadas aos riscos a que os trabalhadores estão expostos. No que respeita à utilização de um equipamento de trabalho (ET) que possa apresentar risco específico para a segurança e saúde dos trabalhadores (ex. máquinas móveis de elevação de cargas e de pessoas, andaimes e sistemas de acesso e posicionamento por cordas), o empregador deve assegurar que a sua utilização é feita por “trabalhador especificamente habilitado”.
No caso de equipamentos de trabalhos automotores por envolverem riscos específicos para os trabalhadores, em especial o risco de esmagamento devido ao capotamento da máquina/equipamento de trabalho, atropelamento e choque ou colisão, os trabalhadores devem estar especificamente habilitados para o efeito, o que pressupõe a frequência de formação com avaliação.
O empilhador é um equipamento rápido e de utilização fácil. Porém, pode tornar-se perigosa quando eu não o utilizo de acordo com as normas básicas de segurança e condução adequadas. Os acidentes que envolvem empilhadores poderão ter consequências severas para mim por se tratar de uma máquina móvel poderosa.
O condutor e o empilhador são uma equipa de trabalho a quem se exige eficiência e responsabilidade para garantir a sua segurança e a dos demais trabalhadores envolvidos. Os empilhadores estão implicados em 70% dos acidentes laborais nas empresas. A melhor forma de evitar acidentes é ter empilhadores seguros e condutores especializados.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Este curso pretende que os formandos fiquem habilitados a conduzir empilhadores, obedecendo às regras gerais de condução e cumprindo as normas de segurança na condução e operação dos mesmos, dando cumprimento ao estipulado nos decretos-lei nº 50/2005, de 25/02, nº 102/2009, de 10/09 e Lei nº 3/2014, de 28/01.


Módulo I – Enquadramento Legal
Legislação aplicável
Obrigações do empregador e do/a manobrador/a

Módulo II – Tipos de empilhadores
Empilhadores elevadores
. Empilhadores convencionais térmicos
. Empilhadores convencionais elétricos
. Empilhadores retráteis
. Empilhadores bilaterais e trilaterais
. Empilhadores telescópicos
. Porta contentores e grandes cargas
Veículos guiados automaticamente
Stackers
Porta Paletes

Módulo III – Caracterização das Máquinas
Principais órgãos e comandos
Estabilidade do equipamento/carga
Capacidade nominal de carga

Módulo IV – Normas de Condução em Segurança
Atribuição e responsabilidades ao operador
Riscos específicos de circulação
Regras gerais de movimentação de cargas
Recomendações de segurança
Ergonomia e posição de segurança
Estacionamento do empilhador (em segurança)

Módulo V – Princípios de Manutenção de Empilhadores
Tipos de manutenção
Limpeza e manutenção periódica
Cargas e manutenção das baterias
Normas de ordem e limpeza relevantes para a operação com empilhadores



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

• TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
• PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
• AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

Partilhar