Descrição
Empregados/as
Desempregados/as, há menos de 1 ano, com pelo menos o 12º ano de escolaridade
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Reconhecer a importância do relacionamento interpessoal, percebendo os fatores que influenciam comportamentos.
Aplicar técnicas de comunicação que potenciem o relacionamento interpessoal.
Relacionamento interpessoal
– Principais interlocutores:
Internos
Marketing
Vendas
Produção
Finanças
Investigação & Desenvolvimento
Externos
Clientes
Fornecedores
Transportadores
– Factores pessoais
Auto estima e afiliação
Motivação
Realização pessoal e profissional
– Factores organizacionais
Criação de ambientes propícios à colaboração e entreajuda
Capacidade de influenciar decisões e melhorias nos processos internos
Capacidade de melhorar o desempenho da empresa e dos fornecedores, através de um melhor entendimento dos objetivos e necessidades de cada interlocutor
– Factores relacionais
Rigor / objectividade
Eficácia e assertividade
Empatia e disponibilidade
Capacidade partilhar, cooperar e acompanhar
Recolher contributos das entidades envolvidas
Capacidade de resolução de conflitos e de situações geradoras de ansiedade
– Comunicação escrita e oral
Conteúdos e língua
Linguagem corporal
Estilos de linguagem
Ajustar a linguagem ao objetivo da informação
Clara seleção e identificação dos destinatários
Escolha do formato a utilizar
Formas de arquivo
9 – Formação assistida por computador
Nível 0: Avaliação de Expectativas
Nível 1: Avaliação de Reação/Satisfação (Formação e Formador)
Nível 2:Avaliação das Aprendizagens (Aferição de conhecimentos e competências; formandos devem ter aproveitamento positivo)
Certificado emitido pelo SIGO