Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Considerem-se alguns objetivos gerais fundamentais apresentados para o nível A1:
“[O aluno] é capaz de resolver as dificuldades de comunicação, com recurso a várias estratégias de comunicação.”
“[O aluno] é capaz de dominar o vocabulário básico e frequente nos domínios educativo e privado, com recurso a estratégias de comunicação, se necessário.”
(Quadro de Referência para o Ensino do Português no Estrangeiro 2011: 22 / 23)
A seleção e organização dos conteúdos programáticos para este nível (A.1.1.) segue as orientações metodológicas dispostas no Quadro de Referência para o Ensino do Português no Estrangeiro (QuaREPE, 201
– Apresentar-se / Identificar-se
– Saudar alguém
– Responder a uma saudação / Despedir-se
– Caraterizar uma pessoa / objeto
– Pedir / Dar uma informação
– Exprimir um sentimento: satisfação / apreciação / descontentamento
– Aceitar / Recusar um convite
– Localizar-se no tempo e no espaço
– Pedir uma opinião / Exprimir uma opinião
– Dar uma ordem / Fazer um pedido
– Descrever uma situação
– Narrar um fato / um acontecimento
Competência linguística (lexical) / competência cultural / competência comunicativa
– Nome, idade, morada
– Expressões de saudação (Bom-dia, boa-tarde, entre outras)
– Nomes de lugares, itinerários, meios de transporte
– Expressões de cortesia
– Expressões de tempo, dias da semana, meses do ano, horas
– Família, graus de parentesco
– Vestuário
– Cores
– Numerais ordinais e cardinais
– Alimentos, refeições
– Partes da casa, mobiliário
– Profissões
– Tempos livres, vida social, espetáculos, Cinema, Desporto, Música
– Correspondência, cartas familiares, cartas administrativas, C.V.
– Serviços públicos (Correios, Telefones, Comunicações, Bancos, Hospitais, entre outros)
Funcionamento da Língua (competência linguística)
FONÉTICA / FONOLOGIA
– Vogais
– Consoantes
– Silabização
– Acentuação silábica e gráfica
MORFOLOGIA / CLASSES DE PALAVRAS
– Nome: subclasses; flexão em género e em número.
– Adjetivo: flexão em género e em número, graus dos adjetivos, a posição do adjetivo na frase (segundo o padrão SVO).
– Verbo: classificação genérica dos verbos e sua flexão; modos, alguns tempos simples e compostos, regras gerais de formação, de conjugação e de uso.
– Determinantes e alguns pronomes: artigos (definidos e indefinidos) / demonstrativos / possessivos / pronomes pessoais / demonstrativos / possessivos / interrogativos.
– Algumas preposições
– Alguns advérbios.
SINTAXE
– A frase simples
– frase declarativa, interrogativa, imperativa, exclamativa
– frase afirmativa e negativa
– A frase complexa (noções genéricas de coordenação e subordinação)
– Discurso direto / discurso indireto
LINGUÍSTICA TEXTUAL
A consecução dos objetivos deste programa pressupõe o contato oral / escrito com textos de várias tipologias adaptados ao nível A1. A saber: Literatura de tradição oral (lendas, fábulas, provérbios e fraseologias), textos literários (narrativos, poéticos e dramáticos, em versão integral ou abreviada) e ainda letras de canções (eruditas ou populares). O estudo deste tipo de textos pretende trabalhar e desenvolver a competência cultural no aprendente de Língua Portuguesa.
CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: Os alunos devem frequentar no mínimo 75% das aulas e obter nota mínima de 10 valores, para obter no final do curso um certificado de competências.
Certificado de avaliação