Inteligência Social

Utad

REF: 11804 Categorias: ,
Partilhar

Descrição


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Uma das grandes vantagens das pessoas com inteligência emocional e social é a capacidade de se automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões.
Entre as características da inteligência social está a capacidade de controlar impulsos, canalizar emoções para situações adequadas, praticar a gratidão e motivar as pessoas, além de outras qualidades que possam ajudar a encorajar outros indivíduos.


A Importância dos Relacionamentos Interpessoais:

Entender a importância dos relacionamentos interpessoais no nosso bem-estar psicológico.

Reconhecer Emoções nos Outros:

Identificar algumas emoções básicas representadas através de expressões faciais, com base no trabalho de Paul Ekman.

O Contágio Emocional:

Como é que as emoções nos contagiam e o impacto que o contágio tem nos resultados da nossa vida.

O Efeito Halo:

O Efeito Halo é um tipo de viés cognitivo, em que a nossa impressão geral de uma pessoa influencia como nos sentimos e o que pensamos sobre outras características, mesmo que não estejam correlacionadas. Entender o impacto do Efeito Halo e como utilizá-lo a nosso favor.

Endogrupos e Exogrupos:

As pessoas tendem a se identificar com os grupos aos quais pertencem, incorporando-os no seu autoconceito. Geralmente, avaliam o próprio grupo de uma forma mais positiva, aderindo a uma estratégia que favorece à preservação do autoconceito e avalia de forma mais negativa os grupos externos. Identificar o impacto desta forma de categorização, no nosso dia-a-dia.

A Crítica:

A crítica contínua e destrutiva, tem efeitos devastadores nas relações. É responsável por levar relacionamentos amorosos a terminarem e a que equipas de trabalho tenham uma pior performance. Identificar quais são os sinais de uma comunicação negativa.

Comunicação Assertiva:

A forma influencia o conteúdo da comunicação. Três passos para conseguirmos comunicar de forma mais assertiva e objetiva.

Comunicação Ativa e Construtiva:

Existem quatro grandes formas que podemos responder numa relação. Identificação da forma mais correta de resposta e quais as três formas menos benéficas para um relacionamento pessoal e profissional.

Gestão de Conflitos:

Perante um conflito, temos tendência a responder da mesma forma, não nos apercebendo que existem várias formas de abordar um conflito, cada uma com as suas vantagens e desvantagens. Identificação de cinco formas para respondermos a um conflito.






 

Partilhar