A reconversão de competências para áreas tecnológicas ganhou tanto destaque que o número de formações disponíveis, para quem quer mudar de vida, é cada vez mais extenso. Veja alguns exemplos de programas e iniciativas das empresas para colmatar a escassez de recursos.
O mercado de trabalho na área da tecnologia continua a mexer. Emprego no sector não falta e, em algumas áreas, continuam a existir mais vagas que candidatos, mesmo no clima de incerteza de 2023. Atualizar ou adquirir novas competências abre portas para muitas destas oportunidades de emprego e as escolas de formação têm adaptado a oferta, multiplicando as opções para quem quer abraçar novas funções na tecnologia, ou ingressar nesta área profissional.
Como sublinha Luís Silva, “quem pensa em fazer uma reconversão profissional deve ter em mente que este será um processo difícil, visto que terá de voltar a investir tempo e dedicação na sua qualificação”. A maior parte dos cursos disponíveis tem um programa exigente, não só pelo investimento de tempo e dinheiro, como pelo nível de envolvimento que exigem.
A boa notícia é que quem se lança na aventura, volta à escola “com mais maturidade, mais assertividade e mais direcionamento, pelo que o output será muito mais rápido e mais eficaz”, reconhece o presidente da Porto Tech Hub. Ou seja, de impossível a missão não tem nada. Exigente é, mas pode ser abordada de diferentes formas, consoante os objetivos definidos. (Veja na galeria abaixo, alguns conselhos de quem está à frente de programas muito usados para reconversão profissional).
Os bootcamps, orientados para o ensino da programação de software, são um dos modelos de formação que se tornaram populares. Hoje existem vários em Portugal. São uma boa opção para quem vem de outras áreas, porque por norma não exigem formação de base em áreas tecnológicas – inglês é preciso saber porque ou é a língua de base ou há conteúdos no idioma.
Fonte: https://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigos/se-pensa-em-mudar-de-vida-e-trabalhar-em-tecnologia-estas-formacoes-podem-ajudar