“O marketing de sucesso é sobre entendimento”

Em entrevista ao Meio & Mensagem, consultor de empresas como Apple, Google, Nike, Amazon, GE e 3M, Jonah Berger defende que as marcas devem pensar em quais histórias os consumidores querem compartilhar

“O marketing de sucesso é sobre entendimento”

Consultor de marcas como Apple, Google, Nike, Amazon, GE e 3M, Jonah Berger defende que marcas devem pensar em quais histórias os consumidores querem compartilhar

Reconhecido como uma das referências quando o assunto é marketing e conteúdo virais, Jonah Berger, PhD em marketing pela Stanford University Graduate School of Business e professor de marketing da Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, vendeu mais de um milhão de exemplares dos seus livros Contagious: Why Things Catch On, Invisible Influence: The Hidden Forces That Shape Behavior e The Catalyst: How to Change Anyone’s Mind, em mais de 35 países.

Em Contagious, indica Moeda Social, Gatilhos, Emoção, Público, Valor Prático e Histórias como os ingredientes principais por trás dos segredos do boca-a-boca e dos virais da internet. “Olhamos milhares de conteúdos digitais, marcas, e abordagens nos Estados Unidos e ao redor do mundo. Toda vez, vemos os mesmos seis fatores aparecendo, porque as modas pegam e porque as pessoas falam sobre elas e compartilham – e eles são bem úteis para tornar qualquer serviço, produto ou ideia mais popular”, afirma.

Segundo o autor, as pessoas pensam que marketing é sobre fazer as pessoas comprarem coisas ou fazerem algo, mas o marketing de sucesso é, na verdade, sobre entendimento. Prestes a vir ao Brasil – estará no País em março, para realizar a palestra “Caiu no gosto? Estratégias de Criação de Valor para a Sua Marca” durante o Congresso Olímpico Brasileiro, do Comitê Olímpico do Brasil (COB) –, Jonah conversou com Meio & Mensagem sobre os segredos por trás do sucesso de um viral, as tendências de mercado sobre o comportamento do consumidor e seu trabalho de consultoria para marcas como Amazon, Apple, GE, Google, Nike, 3M e The Gates Foundation.

“O marketing de sucesso é sobre entendimento”

A essência do marketing
“Eu ajudo organizações a fazerem suas coisas “pegarem”, pode ser um produto ou um serviço do Google, um novo celular de uma grande empresa ou até mesmo empresas menores, como organizações que desejam que as pessoas dirijam de uma forma mais segura, por exemplo. Ou até mesmo algum político que queira que as pessoas apoiem alguma questão determinada. Em todos esses casos a ciência é basicamente a mesma: tentar entender por que as pessoas fazem o que elas fazem e usar isso para mudar o comportamento em uma boa direção.”

Os princípios na prática
“Muitas marcas já usam os gatilhos, é uma ideia simples, mas poucos de nós realmente pensam sobre isso. As marcas frequentemente tentam contar histórias, mas eles geralmente fazem de uma maneira errada. Não é sobre marcas contando histórias, mas sobre consumidores compartilhando histórias. E normalmente as marcas contam histórias que ninguém quer compartilhar, você tem que pensar em quais histórias os consumidores querem compartilhar e como nós podemos construir histórias que serão mais fáceis de serem passadas a diante.”

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