2025 – o Mercado Mundial de E-Learning+

Se as previsões da Unesco estiverem corretas, até 2025 a procura por ensino superior poderá aumentar em pelo menos 80 milhões de pessoas. Para atender a todo este crescimento seria necessário criar três universidades por semana com capacidade para 40 mil alunos cada uma .

Não vale o esforço escrever muito sobre o atraso do Universo de Lingua Portuguesa na criação de Plataformas de E-Learning Globais. O seu atraso na otimização das ofertas em termos locais e presenciais já é tão pronunciado que, a conclusão só pode ser egoísmo exacerbado ou então, incompetência em escala profunda. Sigamos então.

Com a Educação não se brinca. Estamos perante uma Sociedade Global de Conhecimento que não admite amadorismos, sob pena de o país e mesmo o espaço lusófono ficar definitivamente arredado da capacidade para competir nas Cadeias de Valor de Produção de Conhecimento. A plataforma global que se apresenta com cerca de 750 mil inscrições no espaço Ibero-Americano dá pelo nome de Miriada X e tem como principais promotores a TLS – Telefonica Learning Services e o Banco Santander. Mas poderíamos continuar a enunciar as plataformas Coursera ( Stanford), edX ( MIT + Harvard ), Udacity, iVersity ( Alemanha), FutureLearn ( Reino Unido), FUN ( France Univesité Digitale ), open2study ( Australia ) entre mais umas dezenas de Espaços de Aprendizagem Global, que começam a traçar um percurso incontornável de aproximação às práticas de produção e distribuição em rede com uma natureza empresarial.

Fonte: Francisco Lavrador Pires

Ler mais

Partilhar