Descrição
Esta nova fusão é uma metodologia específica de Yoga e Meditação para crianças e jovens em contexto escolar, muito divertida e não-competitiva com o objetivo de desenvolver o potencial da criança/jovem como um todo com as suas capacidades criativas, intuitivas, éticas, físicas, emocionais e intelectuais.
Através das histórias, músicas, jogos, relaxamentos e visualizações cultivamos os princípios da não violência, da verdade e da alegria enquanto que as posturas preparam o corpo para o desenvolvimento da inteligência e das emoções.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
• Desenvolver programas das diferentes atividades com originalidade de formação;
• Dominar os conteúdos e aplicá-los às diferentes realidades;
• Atuar nas diferentes áreas do meio com profissionalismo e dedicação.
Módulo I – Fundamentos do Yoga
Origem e Filosofia do Yoga
A importância do Yoga para Crianças
. Saber colocar-se no papel da criança
. O mundo da criança e o seu desenvolvimento
. Divertimento e Crescimento andam lado a lado
. Posturas de Yoga (Asanas)
. O poder da música e dos contos
Anatomia
Módulo II – Yoga Crianças: Aplicação Teórica/Prática
A prática do Yoga com crianças
Dinâmicas de Yoga para crianças
. Criar uma ligação, a importância do quebra-gelo
. Dinâmicas de aquecimento – Posturas de Yoga divertidas (asanas)
. Dinâmicas de posturas com música
. Dinâmicas de posturas com histórias
. Dinâmicas de respiração
. Criar posturas de Yoga
. Explorar formas divertidas de ensinar as posturas
. Experimentar, partilhar e colocar em prática
A utilização de outros materiais para a aula
. O poder dos outros materiais
. A imaginação é o limite
Módulo III – Dinâmicas de Relaxamento | Momentos de Reflexão
Dinâmicas de relaxamento
. Concentração
. Respiração
. Vocalização de mantras
. Massagem
. Meditação e visualização
. Explorar os sentidos e expressar as emoções
Desmistificar crenças
Compreender a natureza de cada criança/jovem
Metodologia dinâmica, divertida, interativa, criativa e de cooperação
Princípios psicológicos básicos (trabalhar as emoções, a linguagem, a perceção, a motivação, a resolução de problemas/conflitos)
Módulo IV – Planeamento e Organização de Aulas | Ensinar Yoga às Crianças
Estrutura de uma aula de Yoga
O Conceito da aula de Yoga e os seus objetivos
Gestão da Aula
Como organizar uma aula para crianças de diferentes idades (crianças, pré-adolescentes e adolescentes)
Estratégias para resolver Imprevistos, dicas para ensinar Yoga às crianças
Prática Educativa
. Trabalho individual
. Trabalho de grupo – A conexão com o grupo
. Importância do improviso
. Motivação e criatividade
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.