Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Na sequência das 13 edições anteriores vimos solicitar a acreditação deste curso uma vez que este engloba módulos e matérias que não pertenceram a cursos anteriores.
Esta iniciativa pretendeu criar um espaço de formação e atualização, com vista a um melhor desempenho profissional dos professores do Ensino Básico – 1º Ciclo, das escolas da região de Trás-os-Montes, bem como, reforçar e consolidar o papel da UTAD na região e no país, como motor de desenvolvimento.
Pensamos que a forma como, este curso, está estruturado terá sido uma mais valia para o sucesso que obtivemos, ou seja, a estrutura em módulos em que se abordaram diferentes temas foi, segundo os formandos, bastante motivador.
Tem sido nossa preocupação a diversificação das temáticas indo, por um lado, de encontro aos interesses dos formandos e, por outro, a sua permanente atualização.
No seguimento desta estrutura, propomos, neste XIV Curso, os seguintes módulos:
– Didática das Ciências, Educação do Consumidor, Educação em Ciência, Património Cultural e Recursos Naturais, Educação Matemática, Psicologia e TIC.
Consideramos que a formação contínua de professores deve orientar-se de perspetivas inovadoras, que não utilizem preferencialmente sessões formais mas que valorizem as atividades de (auto)formação participada e da formação mútua, estimulando uma “reflexão na prática e sobre a prática”.
Esta ano, teremos devido aos constrangimentos resultantes à Covid 19, um evento misto, com sessões presenciais e sessões online.
Apresentamos, de seguida, os conteúdos que pretendemos desenvolver descriminando o número de horas para cada módulo.
Psicologia – (2H) César Rodrigues – 3H
“Inteligência Emocional: 100 certezas, SEM desculpas”
Matemática e Estudo do Meio – (2H) – Bento Cavadas e Nelson Mestrinho
Atividades interdisciplinares em matemática e ciências para o 1.º CEB
TIC – José Lagarto (3H)
– Mudando os paradigmas de ensinar e aprender em contextos digitais
Ambiente e sustentabiliadade – Cristina Calheiros (2h)
Educação Ambiental – Soluções Baseadas na Natureza e alterações climáticas
Didática das Ciências – 3H (Isilda Rodrigues)
– História de algumas Pandemias
– Educação Matemática – 2 H (Sandra Ricardo)
– Números e operações
Educação do Consumidor – 2H (Jorge Azevedo)
– As ovelhas vão à escola
– Saída de Campo – 8H (Isilda Rodrigues e Jorge Azevedo)
Património Histórico, Cultural e Natural do Douro
6 – Formação em B-learning (turma)
A avaliação expressar-se-á de forma quantitativa utilizando a escala de 1 a 10 valores com base num relatório.
Os critérios de avaliação do relatório são os seguintes:
– critérios formais (10%): extensão (2 a 3 páginas A4), tipo de letra (Times New Roman 11), alinhamento (justificado) e espaçamento (1,5)
– reflexão crítica (90%) – balanço global da formação, aplicabilidade das temáticas, contributos para mudanças nas práticas profissionais e sugestões.
Para a obtenção do certificado é necessário que os formandos assistam a pelo menos 2/3 da duração do curso.